Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

ENM: Magistrados querem se aprofundar em áreas específicas do Direito

“ENM revisando” foi o tópico mais votado da enquete promovida pela Escola Nacional da Magistratura (ENM) para avaliar a área de maior interesse dos Magistrados com relação a formação e aperfeiçoamento. A pesquisa foi realizada pelo site e o resultado servirá para orientar a programação de novos cursos e eventos da Instituição.


Um total de 16,6% de Juízes querem fazer uma revisão de áreas específicas do Direito, como Teoria Geral do Processo; ações constitucionalistas; recursos; Direito Individual do Trabalho; Direito Coletivo do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Internacional do Trabalho; Direito Previdenciário; Direito Tributário; Juizados Especiais; Procedimentos Especiais; Processo de Conhecimento; Tutela Executiva; e Tutela Diferenciada.


Durante os 75 dias de votação, os Magistrados escolheram “Negociação, Mediação e Conciliação para Magistrados” como sugestão de tema para ser incluído no calendário de atividades da ENM. O curso teve 13,8% dos votos. E, em terceiro lugar, com 11,1% de preferência, “Diplomacia para Magistrados” também será um dos próximos assuntos a serem inseridos nos cursos da Escola.


De acordo com o diretor-presidente da ENM, Roberto Bacellar, essa primeira aferição se mostrou positiva porque os Magistrados mostraram diversidade no momento da escolha. “A proposta da ENM é fazer com que os Magistrados mostrem em qual área querem se especializar. Com o resultado dessa enquete, percebemos o grau de interesse em cada área. Observamos que o Magistrado quer saber mais sobre conciliação, sobre gestão e também revisar assuntos que ele viu na academia”, aponta Bacellar.


Ainda, segundo o diretor-presidente, todos esses novos cursos serão oferecidos em conjunto com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Nas próximas semanas, estará disponível no portal da ENM uma nova enquete para avaliar outras ideias para cursos da Escola. Fique atento e participe!