A partir desta quinta-feira (16), a Escola Nacional da Magistratura (ENM) terá um novo diretor-presidente, o juiz paranaense Roberto Portugal Bacellar. O magistrado foi nomeado pelo presidente eleito da AMB, Henrique Nelson Calandra, que também escolheu os outros componentes da diretoria da instituição para o triênio 2011/2013.
Roberto Bacellar é juiz de carreira desde 1989 e atualmente preside a Escola da Magistratura do Paraná (Emap). Já foi presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) de 2002 a 2003, vice-presidente de Cidadania e Direitos Humanos da AMB de 2005 a 2007, diretor de Comunicação Social da entidade de 1998 a 1999 e coordenador da campanha “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”.
Com cerca de 50 anos de existência, a ENM é um órgão vinculado à AMB e desempenha papel de orientadora da atuação das demais Escolas da Magistratura no país, além de oferecer cursos de especialização e aperfeiçoamento cultural, jurídico e humanístico, no Brasil e no exterior. A instituição busca o aprimoramento dos sistemas de seleção e formação de magistrados e exerce sua função aliada aos tribunais e outros órgãos e instituições do Poder Judiciário.
Ao longo de sua história, a Escola foi dirigida por nove diretores-presidentes. O primeiro a ocupar o cargo foi o magistrado Hamilton Moraes de Barros. Depois dele assumiram a função: Sálvio de Figueiredo, Ruy Rosado de Aguiar, José Joaquim da Fonseca Passos, Cristóvan Daiello Moreira, Sidnei Beneti, Antônio Guilherme Tanger Jardim, Getúlio Corrêa, Luis Felipe Salomão e Eladio Lecey.
Confira abaixo a composição completa da nova diretoria da ENM:
Diretor-presidente:
Roberto Portugal Bacellar (PR).
Vice-diretor presidente:
José Nepomuceno Silva (MG).
Secretaria geral:
Vera Lúcia Fritsch Feijó (RS).
Assessores:
Artur Cortez Bonifácio (RN) e Everton Amaral de Araújo (RN).
Coordenadores:
Carlos Eduardo Moreira da Silva (RJ), Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto (RJ), Graça Marina Vieira da Silva (BA), Hermance Gomes Pereira (PB), José Luiz Leal Vieira (RS), José Renato Nalini (SP), Luiz Guilherme Marques (MG), Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães (MG) e Patrícia Cerqueira Oliveira (BA).
Comissão de educação:
João Batista Costa Saraiva (RS), Marilsen Andrade Addario (MT), Osny Claro de Oliveira Junior (RO) e Osório de Araújo Ramos Filho (SE).