Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Escolhido juiz-corregedor, José Ricardo pede para ser dispensado do cargo


A Corte Especial do TJGO já escolheu os três novos juízes-corregedores que auxiliarão a corregedora-geral Nelma Branco Ferreira Perilo no biênio 2013/2014. São eles a juíza atualmente titular da 12ª Vara Criminal de Goiânia, Maria Umbelina Zorzetti, Sival Guerra Pires, da 1ª Vara de Família de Goiânia, e José Ricardo Machado, da 6ª Vara Cível. No entanto, este último encaminhou ontem requerimento à Corte Especial pedindo que seja dispensado de ocupar o cargo. Ao Rota Jurídica, ele afirmou que somente figurou na lista tríplice que resultou na escolha do seu nome para um dos três cargos de juiz-corregedor para preencher os nomes necessários para completar a listagem.


Segundo José Ricardo, ele prefere ser dispensado do cargo para que a corregedora-geral possa ter na função o juiz Gustavo Dalul Faria. Ao lado de Maria Umbelina e Sival, ele integrava a lista tríplice indicada pela corregedora-geral enviada à Corte Especial com os nomes de sua preferência. "Sou muito amigo de Nelma e sei que seria muito bem aceito para atuar ao seu lado, mas, nesse caso, gostaria que prevalescesse na indicação os nomes escolhidos originalmente pela corregedora-geral", frisou, alegando não querer, em nenhum momento, que ela fique "embaraçada".


Para a escolha dos novos juízes-corregedores - que substituirão a partir de 1º de fevereiro Carlos Magno Rocha da Silva, Ronnie Paes Sandre e Camila Nina Erbetta Nascimento Moura - foram formadas três listas tríplices, cada uma pleiteando uma das vagas disponíveis. Na primeira lista, o escolhido foi José Ricardo Machado, mas dela também figuraram os nomes de Gustavo Dalul Faria e Sival Guerra Pires. Na segunda, a preferência foi de Sival Guerra Pires, mas também figuaram nela Maria Umbelina e Reinaldo Alves.Na última listagem, a escolha recaiu sobre Maria Umbelina, mas também concorriam Gustavo Dalul e Reinaldo Alves Ferreira, atualmente juiz-auxiliar na Presidência do TJGO.


Corregedora-geral


Nelma Branco assumiu a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) no último dia 13 de dezembro, em substituição à desembargador Beatriz Figueiredo Franco, que renunciou ao cargo logo após ter perdido a eleição para presidente do TJGO. Em sessão do Plenário do TJGO, do dia 3 de dezembro deste ano, Nelma Perilo foi eleita para dirigir a CGJGO no biênio 2013/2015.


A nova corregedora-geral da Justiça de Goiás nasceu em Goiânia, em 11 de novembro de 1962. Filha do juiz de Direito Desclieux Ferreira da Silva e da promotora de Justiça Norma Branco Ferreira da Silva, é casada com o procurador jurídico aposentado Jales Perilo, com quem tem dois filhos. Graduou-se em Direito, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em janeiro de 1985, tendo sido aprovada no mesmo ano, em primeiro lugar, no concurso público para promotor de Justiça.


Como membro do Ministério Público (MP), Nelma Branco atuou nas comarcas de Taquaral, Rubiataba, Anicuns e Goiânia, para onde foi promovida, pelo critério de merecimento, em junho de 1992. Também por merecimento foi promovida, em dezembro de 1998, para a 32ª Procuradoria de Justiça e dali, por antiguidade, removida para a 12ª Procuradoria de Justiça. Tomou posse no TJGO em setembro de 2003. Presidiu a 3ª Câmara Cível no biênio 2007/2008 e a 2ª Câmara Criminal, biênio 2011/2013. Como juíza membro substituta, compõe o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde junho de 2011 e passou a integrar a Corte Especial do TJGO em outubro deste ano.