Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Esmeg e Emerj selam parceria

A presidente da Asmego, Patrícia Carrijo, participou do encontro virtual com o Desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, diretor-geral da Emerj, para firmar parceria entre a Esmeg e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), considerada uma das melhores do País.

Também participaram da reunião a Secretária-Geral da Emerj, Lucia Frota Pestana de Aguiar Silva e a diretora do Centro de Estudos e Pesquisas (CEPES), Elina Bussade dos Santos.

O encontro foi o primeiro passo para firmar, formalmente, a parceria entre a Esmeg e a Emerj, iniciada pelo juiz Thiago Bentes, diretor da Esmeg, que visitou a instituição Fluminense em fevereiro deste ano.

Para Patrícia, a viabilização dessa parceria se deve aos esforços e a visão do diretor da Esmeg, Tiago Bentes.

"Nós da Asmego admiramos a Emerj , que chegou a um patamar idealizado por todos os tribunais. A iniciativa e os esforços do nosso diretor Tiago Bentes foram fundamentais para iniciar os laços entre as duas instituições", conta.

"Queremos com essa parceria implantar rotinas de trabalho bem eficazes e alto nível de profissionalismo na gestão de nossos recursos humanos e materiais, formando um ambiente propício para uma boa coordenação pedagógica. Por desejarmos aperfeiçoar e reestruturar nossa Esmeg, nada melhor que buscar inspirações nas escolas mais admiradas e respeitadas do País", diz Patricia Carrijo.

Segundo a presidente da Asmego, a ideia é ter uma compreensão do formato do curso preparatório à magistratura com valor de atividade jurídica para que, a partir de 2021, possa ser implantado na Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás.

"São diversas as inspirações que absorvemos e que implantaremos na Esmeg. Podemos destacar, dentre elas, a reestruturação orgânica, mediante a reformulação do regimento interno e outras normativas internas, a criação dos fóruns permanentes e temáticos de discussão, o desenvolvimento de cursos ao público externo com valor de atividade jurídica para fins de concursos públicos para a magistratura, o incremento do mix de cursos presenciais e EaD, a criação de núcleos de apoio a magistrados para pesquisas de doutrina e jurisprudência e a celebração de convênios com instituições de ensino de outros um Estados e de outros países."