A Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg) oferece três vagas a magistrados goianos interessados em participar, nos dias 26 e 27 de setembro, em Brasília (DF), do curso O Magistrado e a Mídia, com abordagem de técnicas de midia training. Haverá cadastro de reserva com três vagas. A capacitação, de 16 horas/aula, é promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e visa a prepará-los para atender, com eficácia, aos profissionais da imprensa. Inscrições para a qualificação devem ser realizadas até a próxima quarta-feira (11), junto ao coordenador de Marketing e Imagem da Esmeg, juiz Thiago Soares Casteliano Lucena de Castro, pelo email
A sede da escola fica localizada na Rua 72, nº 192, esquina com BR-153, Jardim Goiás, na capital. O número de participantes enviados pela ESMEG à capacitação pode ser estendido a seis magistrados. Os três primeiros nomes sorteados terão participação confirmada no curso. Os três últimos entrarão para o quadro de reserva. A diretora da Esmeg, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso Silva, efetuará as inscrições dos capacitandos via ofício. Maria Socorro irá solicitar, também, liberação dos magistrados junto à Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O magistrado selecionado para a qualificação deverá assumir compromisso, perante à Esmeg, de ser multiplicador, ministrando o curso, que será oferecido pela instituição aos demais colegas.
Além dos magistrados ocupantes destas vagas, podem participar do treinamento o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Gilmar Luiz Coelho; Maria Socorro, da Esmeg; bem como coordenadores da área de comunicação de ambas as entidades.
A iniciativa receberá, em sua primeira edição, magistrados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRT1), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG). A turma será composta de 20 alunos, que irão participar de palestras e debates com profissionais comunicadores. Durante o curso, os participantes também farão visita técnica à Rede Globo - Brasília, a fim de presenciarem o processo de produção da notícia. O jornalista Heraldo Pereira guiará o grupo pelo complexo jornalístico. No local, os magistrados terão suas competências comunicacionais testadas em eventos simulados de entrevista coletiva, entrevista de bancada em estúdio de TV, entrevista ao vivo para rádio, entrevista por telefone para mídia impressa e entrevista por email.
Cada participante será avaliado quanto a critérios como assertividade, objetividade, clareza e linguagem corporal. Os magistrados receberão, ao final do curso, relatório citando qualidades e pontos de melhoria na atividade comunicacional. O conteúdo teórico do curso será ministrado nas dependências da Enfam e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).