"Esperamos um resgate na magistratura de 1º grau", afirma presidente da ASMEGO sobre a nova administração do Tribunal
Em solenidade prestigiada por autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, os novos gestores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tomaram posse nesta quarta-feira (1º) para administrar o órgão no biênio 2017-19. Foram empossados os desembargadores Gilberto Marques Filho, como presidente; Beatriz Figueiredo Franco, a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do órgão; e Walter Carlos Lemes, como corregedor-geral de Justiça. Para o presidente da ASMEGO, Wilton Müller Salomão, a expectativa para a gestão é de proximidade com os juízes de 1º grau, especialmente com os magistrados que atuam nas comarcas do interior.
"O desembargador Gilberto Marques já começou muito bem, prestigiando o interior ao marcar uma posse coletiva inédita com todos os diretores do Foro do Tribunal", afirmou o juiz Wilton Müller ao destacar que o evento, a ser realizado nesta quinta-feira (2), às 9h30, no TJGO, conta com a parceria da ASMEGO.
Discursos
A importância da atuação da magistratura foi ressaltada pelo novo gestor em seu discurso de posse. "Em razão da atuação heróica, presto minha homenagem a todos estes parceiros, que de forma sacerdotal têm mantido este Poder com a dignidade que deve ser", comentou o novo presidente do TJGO, Gilberto Marques Filho. Assista aqui o vídeo com o discurso.
Além disso, ele também destacou os desafios da administração pública em meio ao contexto de dificuldades financeiras e éticas pelas quais passam o País. "Este cenário não nos impedirá de superar obstáculos, pois buscaremos mecanismos alternativos, já que é justamente na crise que o potencial criativo do gestor deve vir à tona", disse Gilberto Marques no discurso.
Agora ex-presidente, o desembargador Leobino Valente Chaves destacou ações marcantes de sua gestão, como a construção do Fórum Cível, e projetos como Acelerar Previdenciário e Programa Justiça Ativa, além dos resultados de produtividade. "No Relatório Justiça em Números, nossa Corte estadual figurou em primeiro lugar nos quesitos de produtividade e eficiência relativa." Ao seu lado, encerraram a gestão o vice-presidente João Waldeck Félix de Souza e Gilberto Marques, que foi corregedor-geral de Justiça no biênio 2015-2017.
Presenças
Ministra Laurita Vaz, presidente do STJ
Estiveram presentes a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz (foto); o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado estadual José Vitti; o vice-governador de Goiás, José Eliton de Figuerêdo Júnior, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Goiás (OAB-GO), Lúcio Flávio, o presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller, o conselheiro federal da OAB, advogado Leon Deniz. Também compareceram os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargador Aldon Taglialegna, e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), Kisleu Dias Maciel, entre outras autoridades.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO, com informações do TJGO
Fotos: Luciana Lombardi e CCS-TJGO