Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Estudos de casos marcam o segundo dia de debates em simpósio realizado na ASMEGO

O painel Experiência Internacional – Realidade Atual e Tendências do Tráfico de Pessoas – Estudo de Casos abre, às 9 horas, o segundo dia de discussões do Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que teve início ontem (14/05) no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e se encerra hoje (15/05). Integrantes de três embaixadas participam da mesa de debates: Gabriel Gonzales (Estados Unidos), Marco Tumelero (Suíça) e Vittorio Gusmano (Itália). A coordenação do painel é do juiz federal João Carlos Costa Mayer Soares, do Supremo Tribunal Federal (STF).


O segundo painel da manhã, às 10 horas, sobre Lições Aprendidas e Melhores Práticas – Estudo de Casos – conta com palestrantes de outras três embaixadas: Carla Deveille-Fontinha (Embaixada da França), José Emilio Morgade Lopo (Espanha) e Isabel Burke (Portugal). A coordenação da mesa é de Aristides Ferreira Lima de Moura, do Investigator US Embassy, de Brasília (DF).


O último debate hoje de manhã – O Enfrentamento Internacional ao Tráfico de Pessoas - tem como palestrantes Rodrigo Vitória, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Márcia Vasconcelos, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e Thamara Duarte Cunha Medeiros, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Quem coordena este debate é Fernanda Alves dos Anjos, do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ).


A abertura do simpósio, ontem, contou com as presenças do presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, do diretor de Comunicação da entidade, juiz André Reis Lacerda – representando a Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) –, Leobino Valente Chaves, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO); conselheiro Ney Freitas, representando o ministro Ayres Brito, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Elie Chidiac, secretário de Assuntos Internacionais, representando o governador Marconi Perillo; Benedito Torres Neto, procurador-geral de Justiça de Goiás; Paulo Abrão, secretário Nacional de Justiça; Bo Mathiasen, representante do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime e Mário Sérgio Botazzo, desembargador federal do Trabalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª região de Goiás e Tocantins.


O Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJGO. O evento pode ser acompanhado em tempo real por meio do portal do CNJ no endereço eletrônico: http://www.cnj.jus.br/evento/eventos-realizados/apresentacao. A programação completa pode ser acessada em http://www.tjgo.jus.br/simposio_etp/