A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) encerrou ontem (26) o 11º Congresso Goiano da Magistratura, que neste ano recebeu recorde de participação de magistrados, estudantes e demais operadores de Direito. O presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, fez um balanço extremamente positivo do evento. “O congresso cumpriu com seus objetivos, de discutir, disseminar e divulgar o tema do Ativismo Judicial”, destacou.
Gilmar Luiz Coelho enalteceu o trabalho desempenhado pela Comissão Organizadora do evento, bem como o empenho dos magistrados de participarem, de forma coesa, dos dois dias do congresso. “A Comissão Organizadora não mediu esforços para trazer ao evento palestrantes renomados, que contribuíram imensamente com uma reflexão de qualidade em torno da temática”, acentuou.
O presidente da ASMEGO também fez questão de destacar que sem o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), bem como da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), o 11º Congresso Goiano da Magistratura não teria obtido tamanho êxito. “Nosso agradecimento ao TJGO, que liberou os magistrados para participação no congresso, e ao juiz José Carlos de Oliveira, diretor da Esmeg, por todo apoio emprestado ao evento”, disse Gilmar Coelho.
O coordenador-executivo do congresso, juiz André Reis Lacerda, também destacou a presença em massa dos magistrados goianos no evento. “Trata-se do congresso com a maior participação dos colegas, o que nos faz fazer uma avaliação muito positiva do que foi preparado para esta edição”, afirmou. Segundo o magistrado, em que pese a atualidade do tema e o caráter social em torno dele, o congresso também contribuiu imensamente com rico debate científico em relação ao Ativismo Judicial.
O 11º Congresso Goiano da Magistratura recebeu este ano cerca de 600 congressistas, entre magistrados, estudantes e demais operadores do Direito. Nos dois dias do evento, os participantes contaram com a exposição do tema central do congresso – Ativismo Judicial – por alguns dos mais expoentes estudiosos do tema. Ontem à tarde, recebeu a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.
Neste ano, o congresso contou ainda com muitas novidades, como a realização de dois Workshops para Mulheres, um sobre finanças e outro sobre moda e estilo. Além disso, o espaço da ASMEGO recebeu ainda vários estandes de serviços e um espaço social destinado à exposição das iniciativas e venda de produtos da Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ) e do projeto Tecendo a Liberdade, realizado em parceria pelo Tribunal de Justiça de Goiás e a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal.