Melyna Machado Mescouto Fialho, ex-assessora do desembargador Luiz Eduardo de Sousa, tomou posse na última sexta-feira (1º) como juíza substituta do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Durante seis anos, ela atuou como assessora no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e somente deixou o cargo para ingressar na magistratura paraense, após passar em um certame disputado por quase três mil candidatos inscritos e apenas 43 aprovados.
A cerimônia de posse foi realizada no plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do Tribunal do Pará. A solenidade contou com a participação do desembargador Luiz Eduardo de Sousa, sua esposa Maria Ivone, e da juíza Cláudia Silva de Andrade, suplente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), que também fez questão de prestigiar o esforço e a dedicação da ex-assessora do TJ goiano e de sua amiga Tânia Fiúza, também empossada no cargo.
O concurso em que Mylena e Tânia foram aprovadas teve início em novembro de 2011 e foi homologado em janeiro de 2012. De acordo com o desembargador Ronaldo Valle, presidente da Comissão de Concurso do TJPA, foi um certame que exigiu consideravelmente dos candidados, em função de adaptações das regras do concurso à resolução do Conselho Nacional de Justiça, do aumento da média de aprovação e a inclusão de matérias como Direito do Consumidor e Direito Virtual.
Mylena e os demais juízes substitutos empossados participarão de curso de formação promovido pela Escola da Magistratura paraense, com duração de um mês. Findo o curso, eles atuarão como auxiliares em varas do Judiciário daquele Estado.