"O desembargador Felipe Batista Cordeiro foi eleito na manhã de hoje (15) pelo Tribunal Pleno para o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), vago com a aposentadoria do desembargador Elcy Santos de Melo, ocorrida na semana passada. Na mesma sessão foi escolhido o desembargador Gilberto Marques Filho para membro permanente do Órgão Especial. Felipe foi eleito por unanimidade, enquanto Gilberto, por maioria.
Tão logo teve o seu nome divulgado pelo presidente do TJ-GO, desembargador José Lenar de Melo Bandeira, e imediatamente declarando-o empossado no cargo, Felipe disse que se sentia “honrado e muito feliz em participar desta segunda fase da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás” e que espera corresponder a expectativa dos colegas e de todo o Judiciário nesta nova função. “Não poderia ter tipo de homenagem maior do que esta que estou recebendo agora”, observou Felipe.
José Lenar afirmou que “o TJ-GO se engrandece de ter como vice-presidente um cidadão correto, conspícuo e de grande simplicidade e que a Presidência se sente segura ao seu lado para enfrentar as dificuldades diárias e que chegam a ser estressantes”. Os demais integrantes da Corte exaltaram suas qualidades como cidadão e magistrado, sempre dedicado à magistratura. À oportunidade, o desembargador-presidente registrou sua gratidão a Elcy Santos de Melo por ter prestado belíssimo trabalho ao Judiciário de Goiás e o definiu como “homem de um coração extraordinário”.
De igual modo, o desembargador Gilberto Marques Filho ressaltou sua satisfação em ser escolhido como o mais novo membro efetivo do Órgão Especial, esperando “corresponder às expectativas com muito trabalho e muita presteza, diante desta votação expressiva”.
Currículo
Natural de Arraias, hoje pertencente ao Estado do Tocantins, o desembargador Felipe Batista Cordeiro, que já presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, é filho de Domingos Batista Cordeiro e Ernestina Licínio Cordeiro. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Felipe iniciou carreira na magistratura goiana em 16 de janeiro de 1970, tendo assumido o cargo de juiz de direito da então 16ª Zona Judiciária com sede em São João D ´Aliança e promovido no mês seguinte para Campos Belos onde permaneceu até 1978. Passou pelas comarcas de Fazenda Nova, Formosa até chegar à capital, em 1986. Foi 2º juiz-corregedor e, em 2 de outubro de 1998, assumiu o cargo de desembargador, nomeado por merecimento. No biênio 1999/2000 presidiu a 3ª Câmara Cível e atualmente é presidente da 2ª Seção Cível. É casado com Maria Olívia Farias Cordeiro e são seus filhos: Danilo Farias Batista Cordeiro (juiz substituto), Diogo Farias Batista Cordeiro e Délio Farias Batista Cordeiro, estudantes universitários."