Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Flash: Evento da Magistratura e Ministério Público reúne entidades e comunidade para discutir Meio Ambiente

A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e a Associação Goiana do Ministério Publico (AGM) fecharam o Dia Internacional do Meio Ambiente, dia 5 de junho, em grande estilo, dando início ao 1º Encontro Goiano do Meio Ambiente, no Ipê Business Center, em Caldas Novas.



O encontro está sendo realizado através de uma inédita parceria entre Magistratura e Ministério Publico do Estado de Goiás, com o tema: Magistratura e Meio Ambiente – Uma Visão Conjunta para a Comunidade.



A prestigiada solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades como José Lenar de Melo Bandeira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; Norival de Castro Santomé, Procurador Geral do Estado representando o Governador do Estado Alcides Rodrigues Filho; Átila Naves Amaral, presidente da Asmego; Lauro Machado, Presidente da Associação Goiana do Ministério Público; Eduardo Abdon Moura, Procurador Geral de Justiça do Estado de Goiás; Dês. Gilberto Marques Filho; Placidina Pires, Diretora do Foro de Caldas Novas; Ney Gonçalves de Sousa, Prefeito de Caldas; Nicolau Dino, Procurador Regional da República; Delson Leone Junior, coordenador das promotorias de justiça de Caldas Novas; procurador de justiça Benedito Torres; Lara Gonzaga Siqueira, juíza da comarca de Caldas Novas e coordenadora da Regional Sudeste da Asmego; e Januário Justino Ferreira, Procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região-GO, representando o procurador-chefe da PRT em Goiás, Marcello Ribeiro Silva.



Ainda estavam presentes os palestrantes da noite de ontem José Rubens Morato Leite e Édis Milaré, além de Zenóbia Martins Correia e Mário Watanabe Tomio, diretora Regional e diretor de Orientação Social do SESC-GO, respectivamente, representantes da entidade parceira do evento.



Participaram da abertura do encontro o secretário do Meio Ambiente e Turismo do Rio Quente, Osmar de Oliveira, representando o prefeito de Rio Quente, Rivalino de Oliveira Alves; além do secretário de Meio Ambiente e Turismo de Caldas Novas, Leônidas Barros de Castro; e a deputada estadual Vanuza Valadares.



Em seu discurso de abertura, o presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, após cumprimentar os parceiros do evento, ressaltou a honra da Asmego em quebrar paradigmas e modelos ao reunir, em um mesmo evento, Ministério Público e Magistratura. Átila complementou que o evento está proporcionando um intercâmbio e uma interdisciplinariedade de temas, além de trazer objetivos em comuns discutidos com a população. "Espero que haja uma profícua e produtiva participação de todos na discussão de soluções para a problemática do meio ambiente" e continuou: "que esse encontro, que reúne os dois segmentos, os quais, do ponto de vista dos direitos coletivos, têm que "pensar" conjuntamente, sirva para engrandecer essa área ambiental dos direitos coletivos e difusos".



Já Lauro Machado, Presidente da AGMP, em sua fala de abertura, lembrou da importância do tema, bem como o debate sobre a legislação ambiental. Ainda ressaltou a importância da união das duas classes na realização do evento, como uma iniciativa inédita e pioneira, "como resultado de uma disposição pessoal minha e do Dr. Átila, que, dando certo, será o primeiro de muitos eventos, complementou. Lauro Machado lembrou também do papel do presidente da Asmego, "que vem assumindo uma postura vanguardista em sua gestão". Ele ainda mencionou em seu discurso a influência dos juízes na vida da população, bem como a escolha conveniente da cidade de Caldas para sediar o encontro, fato elogiado posteriormente pelos palestrantes da noite. O presidente da AGMP ainda complementou que a abertura superou todas as expectativas do evento: "a receptividade pelas comunidades jurídica e ambiental foi muito boa. Esperamos que as palestras, até o final do evento, incitem uma discussão do meio ambiente como prioridade. Esse público presente também desenvolve campanhas educativas, por isso, a satisfação é muito grande".



(Por Ana Carolina Lima,
da Diretoria de Comunicação da Asmego, diretamente de Caldas Novas.
)