Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Flores de Goiás será contemplada com novo fórum nesta sexta-feira

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, entregará nesta sexta-feira (20), às 10 horas, um novo fórum, totalmente mobiliado, à população de Flores de Goiás. A obra, a 20ª da sua administração, será instalada em apenas um ano após a instalação da comarca, criada por meio da Lei nº 16.435, de 30 de dezembro de 2008, e implantada oficialmente em 20 de janeiro do ano passado, através do Decreto Judiciário nº 237/2011.


O investimento total feito pelo Judiciário goiano na construção da nova sede da Justiça de Flores de Goiás, que ficou a cargo da Construtora Nativa Ltda, foi de R$ 1.681.798,52, incluindo mobiliário, equipamentos de informática e central telefônica. A obra, cuja duração foi de 337 dias, segue o padrão de uma vara simples, estipulado pela Coordenadoria de Obras do TJGO.


Participarão da solenidade o juiz Clauber Costa Abreu, diretor do Foro local e titular da 3ª Vara Cível, Família e Sucessões da comarca de Formosa, o diretor-geral do TJGO, Stenius Larceda Bastos, o vice-governador José Eliton de Figuerêdo Júnior, representando o governador Marconi Perillo; além de magistrados de Formosa, Alvorada do Norte e Posse, servidores locais e autoridades regionais.


Segundo Clauber Costa, tramitam atualmente na comarca aproximadamente 1.500 processos, a maioria de âmbito criminal e das fazendas públicas. O magistrado explicou que a criação e instalação de Flores de Goiás, anteriormente integrante da comarca de Formosa, assegurou a população carente da região maior facilidade de acesso e oportunizou, especialmente a esses jurisdicionados, um atendimento mais célere e digno.


A seu ver, o novo fórum é uma consolidação dessa importante conquista tanto para os servidores, que terão melhores condições de trabalho, uma vez que o prédio do Judiciário local funcionava de maneira precária e improvisada em uma residência alugada pela prefeitura municipal, quanto para a comunidade, que poderá contar com uma Justiça mais próxima e eficaz.


“Formosa fica a 160 quilômetros de Flores de Goiás, distância que não só dificultava, mas, na maioria das vezes, impedia o acesso da população à Justiça. O novo fórum é uma forma de concretizar nosso objetivo maior que é o de atender todos os cidadãos com prestatividade, celeridade e dignidade. Estávamos trabalhando com muita precariedade em uma casa alugada pela prefeitura. Como se tratava de uma residência tivemos que fazer uma adaptação em todos os sentidos, mas mesmo assim não conseguimos resolver muita coisa. Sem dúvida, o novo prédio é um avanço, pois agora teremos espaço físico suficiente e instalações adequadas”, comemorou.


Cronograma de obras


Em fevereiro, mais quatro comarcas receberão sedes novas, modernas e estruturadas com mobiliário e equipamentos de informática. Dentro do referido mês, a previsão é de que sejam inaugurados pelo presidente do TJGO outros quatro fóruns: Goiandira (7), Israelândia (10), Itaguaru (17), e Itauçu (28).


Antes do término da sua gestão, que ocorrerá em 6 de março deste ano, quando Lenza completará 70 anos, Carmo do Rio Verde e Leopoldo de Bulhões receberão novos fóruns, nos dias 1º e 2 de março, respectivamente. Neste período, também estão previstas as inaugurações das novas sedes da Justiça de Fazenda Nova, Araçu e Formoso, que poderão ser adiadas em razão do curto espaço de tempo.


Desde o início do seu mandato, em 1º de fevereiro de 2011, já foram inaugurados por Lenza os fóruns de Goianápolis, Cumari, Valparaíso de Goiás, Bom Jesus de Goiás, Estrela do Norte, Mara Rosa, Novo Gama, Barro Alto, Nova Crixás, Urutaí, Acreúna, Panamá, Cachoeira Dourada, Cocalzinho, Montes Claros e Jandaia, além da Creche do Poder Judiciário e de dois Juizados Especiais Cíveis da comarca de Anápolis (1º e 2º).