A formação dos Magistrados será um dos pontos abordados durante o XXI Congresso Brasileiro de Magistrados, a ser realizado durante os dias 21 e 23 de novembro, em Belém (PA). Durante o evento, que reunirá cerca de 1.500 Juízes e Desembargadores de todo o país, o grupo discutirá “O Magistrado no Século XXI: Agente de Transformação Social”.
Sobre a formação, serão analisados os seguintes assuntos: a) As Escolas de Magistratura e a formação do Juiz; b) O Papel das Escolas da Magistratura na preparação do Juiz Gestor; c) a Resolução do CNJ, nº 75 de 2009; d) Mestrado Profissional; e) Formação do Magistrado e Democratização do Judiciário; f) Autonomia financeira e administrativa das Escolas de Magistratura; g) Participação das Escolas na qualificação do Juiz como critério para promoção; g) (Resolução nº 126 do CNJ); h) necessidade da formação humanística do Magistrado para concretização dos direitos fundamentais; i) Elementos de convicção: como distinguir o verdadeiro do falso e o justo do injusto; j) O cultivo da ética nos julgamentos – códigos de conduta social, de fraternidade e de solidariedade; k) Escolas Institucionais e Associativas.
Esta será a primeira vez que o encontro será realizado na Região Norte do país. A proposta faz parte da estratégia da AMB que pretende interiorizar os debates relacionados à Magistratura e ao Judiciário.
Confira a aqui a programação completa do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados