Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Fórum Criminal de Goiânia será entregue em janeiro

O prédio do Fórum Criminal de Goiânia, em construção no Jardim Goiás, será concluído no dia 13 de janeiro. A confirmação foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, que visitou a obra nesta segunda-feira (14). Segundo ele, a previsão é que o imóvel seja inaugurado na primeira quinzena de fevereiro.



“Isso representa o fim dos problemas de acomodação no Tribunal de Justiça de Goiás porque faremos o deslocamento das varas criminais para este prédio, assim como das Varas de Família”, afirmou Paulo Teles, que admitiu ainda que há a possibilidade de transferir para o local as Varas de Fazenda Municipais e Estaduais, atualmente em funcionamento no prédio da Avenida 85. “Se for estratégico, poderemos fazer isso. No entanto, nada está definido ainda”, observou.


Em fase de acabamento, o imóvel respeita normas de acessibilidade e sustentabilidade, incluindo sensores para portadores de necessidades especiais, e conta também com programação visual completa. Com 20 mil metros quadrados de área construída, o Fórum Criminal possui oito pavimentos, que abrigarão 30 varas, incluindo as Varas de Família, que atualmente funcionam na Rua 19, no Centro da capital, em local que não comporta mais a atividade jurisdicional. “É um esforço do presidente do Tribunal, desembargador Paulo Teles, para dar melhor acomodação para a Justiça e para o 1º grau”, disse o coordenador de Obras do Tribunal de Justiça de Goiás, Antônio Nery.

Além de Nery, estiveram no prédio o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos; o diretor do Foro de Goiânia, Carlos Elias da Silva; o secretário-geral da Presidência, Marllus Ávila; e o ouvidor-geral da Justiça, José Izecias de Oliveira, além do presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Átila Naves do Amaral. “Será um prédio modelo em conforto e comodidade porque atende a todas exigências modernas de administração. É um prédio inteligente”, afirmou o coordenador de Obras, segundo quem o imóvel será entregue com todo mobiliário, equipamentos de informática e sistema de segurança. O grupo visitou ainda o Centro de Distribuição do TJ, que, por sua vez, será finalizado em novembro.

 

Plano de obras

Ainda dentro do Plano de Obras do Tribunal, mais cinco delas serão inauguradas em breve, entre elas os fóruns de Caiapônia (outubro); Crixás (29 de setembro); Inhumas, Itapuranga e Jataí (janeiro). As sedes de Vianópolis e Edéia já foram entregues. Também estão sendo iniciadas, nesta semana, as construções dos fóruns de Águas Lindas, Cidade Ocidental e Cristalina. Ainda no Entorno de Brasília, serão licitadas, no dia 17, a obra de Valparaíso de Goiás e, no dia 18, a de Novo Gama e de Alexânia.

Já estão em fase de conclusão, os processos licitatórios para a construção de seis varas em Aparecida de Goiânia e a ampliação do fórum de Trindade. “Além disso, o presidente autorizou a elaboração de projetos para mais 26 comarcas, incluindo a de Anápolis. Os processos já estão sendo preparados”, adiantou ele, segundo quem as plantas variam de 645 a 8,1 metros quadrados.