Todos os 151 prédios dos fóruns do Estado passarão a ter serviços terceirizados de manutenção, conservação e limpeza, sem qualquer dependência da municipalidade. Em um investimento de quase R$ 23 milhões e a contratação de 1.074 pessoas, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) homologou na última semana a maior licitação da sua história no que se refere aos serviços de manutenção, conservação e limpeza, que abrangerão todos os prédios dos fóruns de Goiás. Saíram vencedoras dos quatro lotes da licitação três empresas que serão responsáveis por toda a prestação desses serviços nos fóruns entre eles a contratação dos profissionais, a higienização dos prédios, a fiscalização e os produtos utilizados. O prazo determinado no contrato é de cinco anos.
Em alguns casos, conforme explicou o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos, os fóruns contarão ainda com garçons, recepcionistas e telefonistas. Cada sede da Justiça goiana, incluindo as áreas interna e externa, tem hoje 540 mil metros quadrados, ou seja o cuidado com os serviços de manutenção, conservação e limpeza tem que ser redobrados. “Essa iniciativa dá autonomia aos diretores de Foro, que passam a ser independentes financeiramente e administrativamente das prefeituras nesse sentido, e melhora a qualidade de vida de servidores e usuários da Justiça”, pontuou.
A complexidade de um projeto desse porte, bem como todo o estudo feito pela Diretoria-Geral em relação a situação dos fóruns no que se refere aos três aspectos (manutenção, conservação e limpeza), de acordo com Stenius Lacerda, é de cunho abrangente e vai desde a avaliação de quantas edificações são utilizadas pelo Judiciário até o levantamento de quantas pessoas são necessárias para cuidar dos prédios. “É preciso analisar com cuidado e critérios cada detalhe dessas etapas. Ao mesmo tempo em que é preciso avaliar o caráter competitivo e possibilitar uma concorrência real, uma demanda dessa natureza não pode ser tratada por qualquer empresa”, esclareceu.
O diretor-geral anunciou ainda que será lançado em breve mais um edital de licitação para a contratação de outros tipos de serviços terceirizados, com equipes que se estenderão inclusive para as comarcas do interior. Ao final, o diretor-geral fez uma menção especial ao apoio técnico da Controladoria Interna do TJGO, por meio do diretor Aroldo Brito Lemos, para a elaboração e concretização de todo o processo envolvendo a licitação. “A contribuição do Controle Interno em todas as fases foi decisiva para o êxito desse trabalho, um dos maiores e mais complexos da história do Judiciário goiano. Com a homologação dessa licitação rompemos paradigmas importantes e passamos a ter uma autonomia de suma importância”, salientou.