O desembargador Mario Machado Vieira Netto foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A votação ocorreu na sexta-feira (26/2). Além do julgador, administrarão a corte até 2018, os desembargadores Humberto Adjuto Ulhôa (primeiro-vice-presidente), José Jacinto Costa Carvalho (segundo-vice-presidente, natural de Santa Helena de Goiás-GO) e José Cruz Macedo (corregedor de Justiça). A posse será no dia 22 de abril.
Veja o perfil dos eleitos:
Desembargador Mario Machado Vieira Netto. Foto: Reprodução
Desembargador Mario Machado Vieira Netto
Natural do Rio de Janeiro, graduou-se pela Universidade Federal do estado em 1971. Antes de tomar posse como juiz substituto do Distrito Federal (1984), atuou como advogado, foi assessor especializado do Ipea e procurador da República no Ministério Público Federal. No TJ-DF, foi promovido a juiz em 1986 e a desembargador em 1997. Foi docente na Escola da Magistratura do DF (1998 e 2000); presidente da Comissão de Regimento Interno do TJ-DF (de 2004 a 2007); diretor-geral da Escola de Administração Judiciária do Distrito Federal — Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro — (de 2009 a 2012); presidente da Amagis-DF; membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal; vice-presidente e corregedor Eleitoral do DF no biênio 2010-2012; e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (de 2012 a 2014).
Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa
O primeiro-vice-presidente do TJ-DF é natural de Paracatu (MG) e formou-se pela Faculdade Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na magistratura em 2003, pelo quinto constitucional em vaga destinada ao Ministério Público. Foi procurador de Unaí (MG) e membro do MP-DF, onde ocupou o cargo de procurador-geral da Justiça por duas gestões consecutivas (1996-1998 e 1998-2000).
Desembargador José Jacinto Costa Carvalho, natural de Santa Helena de Goiás (GO). Foto: Reprodução
Desembargador José Jacinto Costa Carvalho
O novo segundo-vice-presidente do TJ-DF é natural de Santa Helena de Goiás (GO) e formou-se pelas Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc), em São Paulo. É pós-graduado em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília. Foi membro do Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) entre 1983 e 1984 e tomou posse como juiz de Direito substituto do TJ-DF em 1984, sendo promovido a desembargador da corte em 2004.
Desembargador José Cruz Macedo
O novo corregedor de Justiça do Distrito Federal é o atual vice-presidente do TJ-DF. Nascido em Mauriti (CE), o magistrado formou-se pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal em 1981. Atuou como advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados de Brasília. Em 2002, foi nomeado desembargador do TJ-DF em vaga destinada ao quinto constitucional. Atualmente, é também o ouvidor substituto do TJ-DF.
Fonte: Revista Consultor Jurídico (com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF)