Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Goiás foi o terceiro que mais julgou processos de crimes contra a vida durante Semana Nacional do Júri

Juiz Jesseir Coelho de Alcântara durante julgamento de um dos casos mais rumorosos de Goiás, cuja vítima, Mara Rúbia, teve os olhos perfurados pelo ex-companheiro (réu) Juiz Jesseir Coelho de Alcântara durante julgamento de um dos casos mais rumorosos de Goiás, cuja vítima, Mara Rúbia, teve os olhos perfurados pelo ex-companheiro (réu)

Entre 17 e 21 de março, foram julgadas pela Corte estadual 205 ações, de acordo com o CNJ


Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça mostra que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ficou em terceiro lugar no ranking dos Estados brasileiros que mais julgaram processos de crimes contra a vida na Semana Nacional do Júri, em 2014. O TJGO julgou, durante a mobilização, ocorrida entre 17 e 21 de março, 205 ações. Durante cinco dias, os 27 Tribunais de Justiça do País levaram a julgamento 2,3 mil processos desta natureza. A Justiça deu resposta às famílias de vítimas dos crimes de homicídio doloso (praticado com intenção de matar), infanticídio ou aborto, além daqueles acusados de terem participado de suicídio. O número de julgamentos ocorridos equivale a 66% da quantidade de sessões do Júri previstas inicialmente para serem realizadas na semana, mobilização nacional promovida CNJ e pelas cortes estaduais.


Embora os números não sejam ainda definitivos, pois muitas comarcas ainda não informaram quantos julgamentos foram realizados, o CNJ chegou a um levantamento parcial a partir de dados de todos os tribunais. "Os resultados da I Semana Nacional do Júri demonstram que é perfeitamente possível prestar jurisdição em condições plenas de planejamento, organização e efetividade. E, principalmente, revelam que o sistema de justiça penal no Brasil funciona para pacificar os conflitos e contribuir para o bem-estar da sociedade em geral", avaliou o conselheiro Guilherme Calmon, do CNJ.


O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) foi o que mais realizou sessões do Júri, com 352 julgamentos. Segundo o TJPE, durante a semana de mobilização, 390 réus foram a júri e 183, condenados. As penas somam um total de 2.509 anos, 8 meses e 14 dias de prisão. Os outros dois Tribunais de Justiça que mais julgaram processos do Júri foram o do Ceará (TJCE), com 210 sessões, seguido do TJGO.


As cortes da Justiça Estadual que mais cumpriram, proporcionalmente, a previsão de julgamentos durante a Semana do Júri foram a do Acre (100%), a de Santa Catarina (93%) e a do Espírito Santo (87%). O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) julgou todos os 52 processos pautados. O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) julgou 27 das 29 ações; e o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), 47 dos 54 processos com julgamentos previstos.


Meta Enasp – O objetivo da Semana Nacional do Júri foi incentivar os julgamentos dos processos de homicídios, principalmente aqueles que tramitam há mais de quatro anos, para alcançar a Meta de Persecução Penal estabelecida pelo Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). A meta é julgar, até outubro deste ano, 80% dos crimes dolosos que tiveram a denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009.



Fonte: Agência CNJ de Notícias e Assessoria de Comunicação da ASMEGO. Foto: Hernany César (CCS/TJGO)