Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

“Goiás terá participação direta nas grandes questões da nossa classe”, diz presidente eleito da AMB

O pedido de mudança exigido por magistrados de todo o País tem dia e hora para começar a ser colocado em prática. A posse do novo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ocorre nesta terça-feira (17/12), no Porto Vittória Espaço de Eventos, Asa Sul, em Brasília-DF, às 19h30. O juiz João Ricardo dos Santos Costa, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), comandará a entidade no triênio 2014-2016. Líder da chapa “Unidade e Valorização”, João Ricardo comandou em todo o Brasil um movimento de oposição que contou com a participação direta de oito magistrados goianos: Wilson da Silva Dias, vice-presidente Administrativo; Átila Naves Amaral e Wilton Muller, que estarão à frente da Secretaria de Segurança dos Magistrados; Levine Artiaga, que irá compor a Secretaria de Assuntos Legislativos; Clauber Costa Abreu, que será o diretor da Secretaria de Convênios; André Reis Lacerda, que atuará como diretor Adjunto da Secretaria de Comunicação Institucional; juiz Eder Jorge, que estará à frente da Comissão de Diritos Humanos; e o juiz Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, que será coordenador Regional da Escola Nacional da Magistratura. João Ricardo venceu as eleições da AMB em novembro, com 59,35% dos votos - em Goiás, este percentual chegou a 67,23%. "A presença de tantas lideranças de Goiás na nossa chapa se deve à história de lutas que temos em comum e à biografia pessoal de cada juiz que está participando do nosso movimento", afirmou João Ricardo em entrevista exclusiva ao portal da Associação dos Magistrados de Goiás (ASMEGO). Confira, abaixo, a íntegra da entrevista.


ASMEGO - A Chapa Unidade e Valorização derrotou a situação com quase dois mil votos de vantagem (5.628 contra 3.746). Uma demonstração de necessidade de mudança?


JOÃO RICARDO - Exatamente! A mensagem que esta eleição deu é de que a magistratura quer mudanças na forma de atuação da AMB. A magistratura percebeu, nas nossas propostas e nas nossas lideranças, a oportunidade de realizar estas mudanças.


ASMEGO - O que motivou a escolha de oito magistrados goianos pra compor a nova diretoria da AMB?


JOÃO RICARDO - Goiás é um estado importante na federação e tem grandes lideranças. A presença de tantas lideranças de Goiás na nossa chapa se deve à história de lutas que temos em comum e à biografia pessoal de cada juiz que está participando do nosso movimento.


ASMEGO - Como se dedicaram os magistrados de Goiás na vitória nas urnas?


JOÃO RICARDO - Os magistrados de Goiás refletem muito bem a forma aguerrida e determinada do nosso movimento. Assim foram na campanha e assim serão na defesa das nossas prerrogativas. O resultado das urnas em Goiás afirmou a consistência das lideranças que nos apoiam.


ASMEGO - Qual será, agora, a importância de Goiás na tomada de decisões?


JOÃO RICARDO - Somos um coletivo e atuaremos coletivamente. Goiás está neste contexto e terá participação direta nas grandes questões da nossa classe.


ASMEGO - Diante da proposta de defesa efetiva da classe e busca de valorização real da magistratura, qual será a prioridade?


JOÃO RICARDO - Duas são as nossas principais bandeiras: a democratização do judiciário e o restabelecimento da nossa carreira. Vamos lutar pelo retorno do ATS, utilizando de toda a força política que temos nas regiões para construir um caminho que viabilize esta conquista. Também não vamos descansar até garantir o direito de todos os juízes e juízas votarem para presidente dos tribunais.


O novo presidente


O juiz de Direito João Ricardo dos Santos Costa é titular do 1º Juizado da 16ª Vara Cível de Porto Alegre e professor de Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura. Foi presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e ocupou a Vice-Presidência de Direitos Humanos da AMB de 2008 a 2010. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1984, com pós-graduação em Direito (Unisinos, 2001), ingressou na Magistratura em agosto de 1990. Atuou nas Comarcas de Planalto, Taquari e Canoas.


SERVIÇO


POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS


Data: 17/12/2013
Horário: 19h30
Local: Porto Vittória Espaço de Eventos, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 19,  em Brasília-DF.


Leia mais


Percentual de votos para João Ricardo, em Goiás, chegou a 67,23%


“Confio no espírito aguerrido e associativo de JoãoRicardo”, diz presidente Gilmar Coelho