Evento ocorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro, em Rio Quente (GO)
O XXII Congresso Brasileiro de Magistrados terá espaço para homenagear personalidades da magistratura que se destacam pelo trabalho que desenvolvem em suas áreas de atuação. Os seis escolhidos receberão a comenda da AMB na abertura do evento, que será no dia 29 de outubro, às 19h, no Rio Quente Resorts.
O presidente da entidade, João Ricardo Costa, diz que as homenagens deste ano pretendem valorizar a Justiça de primeiro grau. “São juízes que merecem todo o nosso reconhecimento. Magistrados que atuam em diferentes frentes nas justiças Federal, Estadual e Trabalhista”.
Veja abaixo quem são os agraciados e como se destacam na magistratura nacional:
Douglas de Melo Martins - Juiz titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Tem importantes trabalhos na área de execução penal e foi coordenador do departamento responsável pelo Sistema Carcerário e Sistema de Medidas Socioeducativas do CNJ.
Eneida Terezinha Barbosa – Pensionista de Porto Alegre (RS). Criou o departamento de pensionistas em todo o Brasil e está há anos na militância pelos direitos da categoria.
Maria Zuila Lima Dutra – Juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Belém (PA), vinculada ao Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). Atua fortemente no combate ao trabalho infantil. Possui diversas obras publicadas sobre o tema.
Raimundo Nonato – Juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Em 1999, deu a primeira decisão do Brasil contra o nepotismo no Judiciário. Pela iniciativa, o magistrado sofreu represálias e perseguição.
Rêmolo Letteriello Dutra - Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Pioneiro e idealizador dos Juizados Especiais em seu estado, tem atuação marcante na área da mediação de conflitos.
Roger Raupp Rios – Juiz Federal de Porto Alegre (RS), vinculado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O magistrado destaca-se pelo trabalho nas áreas de direitos humanos, direitos fundamentais, direito da antidiscriminação, direitos sexuais e direito à saúde.
Fonte: Ascom/AMB