Punta Del Este (Uruguai) - No I Encontro Internacional de Magistrados Aposentados e Pensionistas da AMB, o Presidente Nelson Calandra se reuniu, nesta segunda-feira (1), com 120 participantes para falar sobre o andamento das ações desenvolvidas na AMB, como a recomposição dos subsídios, a paridade e a integralidade entre a pensão e o subsídio, e a transferência dos recursos financeiros para o Poder Executivo de aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência, que segundo Calandra “é inconstitucional”.
“Pude encontrar velhos amigos e amigas de todo o tempo. Falei a eles da crise política que a gente enfrenta e espero que o Supremo Tribunal Federal seja capaz de arbitrar essa divisão que há entre nós ligada à questão monetária e ao tratamento digno para os aposentados e pensionistas”, disse o Presidente da AMB.
Na ocasião, Calandra convidou os Magistrados aposentados e pensionistas a participarem do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados da AMB que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, em Belém.
Em seguida, a Diretora da Secretaria de Pensionistas da AMB, Haydée Mariz de Oliveira, falou que o evento é um momento de relacionamento e de integração entre a AMB e os aposentados e pensionistas. “Isso só nos traz ganhos no sentido de solidariedade, de confraternização e de troca de ideias e experiências. Todos estão aproveitando esse momento com a nossa presidência que está não só de braços abertos para nos ouvir, e ajudar para que os nossos objetivos sejam alcançados”, afirmou.
Haydée informou ainda que da taxa de inscrição do XXI Congresso Brasileiro de Magistrados da AMB para as pensionistas foi reduzido. “O valor ficou um terço do que está sendo cobrado para todos que é de R$ 400,00. Além disso, o prazo para as pensionistas que quiserem ficar mais tempo em Belém foi ampliado até o dia 25”, completou.
Ao discursar o Coordenador dos Aposentados da AMB, Sebastião Amorim, enfatizou as reivindicações da classe que são as mesmas dos da ativa. “Uma especial é o fim da contribuição da previdência dos aposentados que, realmente, é uma grande injustiça que se comete para a classe. É necessário que os poderes públicos tenham essa sensibilidade para que os aposentados não sejam onerados”, pontuou.
Amorim adiantou que a intenção é realizar dois eventos no ano que vem. Além dos Magistrados aposentados e pensionistas, participam do evento a Vice-Presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB, Lilian Mazzeu; o Coordenador das Justiças Militares, Edmundo Franca, e o Conselheiro Fiscal, Roberto Felinto. O evento custeado pelos participantes termina nesta quinta-feira (4).
Veja abaixo alguns depoimentos:
“O evento é muito importante e, realmente, precisamos juntar forças para que tudo se concretize”
Rosa Lúcia Camargo – Diretora dos Associados Aposentados e Pensionistas da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego)
“O encontro é muito interessante porque o nosso Presidente está trabalhando para o bem de todos os aposentados e pensionistas, principalmente, de dois assuntos que são de interesse geral que são a exclusão do INSS do pagamento dos aposentados e a restauração do adicional por tempo de serviço”
Adriano Mazzeu – Desembargador aposentado TRT-SP
“O evento é muito oportuno e espero que se concretizem todas as inspirações a respeito das melhorias para a Magistratura e os nossos interesses”
José Ribamar Andrade – Juiz aposentado do Maranhão
“O evento está sendo realizado da melhor forma possível. Estamos tendo uma acolhida muito agradável, a turma está entrosada e lutando pelas causas da Magistratura, especialmente, das pensionistas que é o meu caso”
Irene Silveira – Pensionista de São Paulo
[fotos]