Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Inauguração do Centro de Pacificação Social


O Centro de Pacificação Social, instalado na cidade de Uruaçu, no Norte do Estado,  será inaugurado no dia 21 de agosto, às 10 horas. A solenidade terá as presenças de várias autoridades do judiciário como o diretor do foro local e idealizar do projeto, juiz Murilo Vieira de Faria, o presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Gilmar Mendes, confirmou presença na solenidade.


A construção do Centro tem o objetivo de expandir as ações do projeto Justiça Global, realizado na cidade há nove anos, em parceria com a organização não-governamental Defensoria do Meio Ambiente de Uruaçu e com o Conselho da Comunidade. O projeto tem chamado a atenção pelos resultados obtidos e já foi tema, em maio deste ano, do programa Brasil.Jus veiculado pela TV Justiça, do STF. 


No Centro vão funcionar a Defensoria do Meio Ambiente, o Conselho da Comunidade e a Banca de Conciliação. No espaço também vão ser realizados trabalhos de prevenção ao crime em parceira com as Polícias Civil e Militar. A concentração das atividades desenvolvidas pelo Justiça Global no CPS irá possibilitar um aumento no número de atendimentos realizados pela Banca de Conciliação. Para os dias 20 e 21 está programado um mutirão de audiências envolvendo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A expectativa é de que, em dois dias, sejam feitos 600 acordos.


No mês passado, uma comitiva formada pelo presidente da Asmego, Átila Naves Amaral, Murilo Vieira de Faria e outros magistrados se reuniu com o governador Alcides Rodrigues para apresentar a ele, o projeto e pedir apoio do governo estadual para instalação do CPS em todas as comarcas de Goiás.