O Conselho da Comunidade de Orizona inaugurou, na quarta-feira (10), quatro celas de Sanção Disciplinar instaladas na Unidade Prisional da cidade, que conta tem 850 metros quadrados de área construída e foi disponibilizada em Janeiro deste ano. O idealizador e incentivador de todo o projeto foi o diretor do Foro da comarca, juiz Ricardo de Guimarães e Souza.
A construção possibilitará a implantação de regime de disciplina carcerária especial, com maior grau de isolamento e restrições de contato com o mundo exterior, aplicado como sanção disciplinar ou medida de cautelar. Antes, quando havia vaga, o reeducando era levado à Goiânia e por lá ficava enquanto durasse a medida.
Com duração de dois meses, a obra foi erguida nas dependências da unidade e custou R$ 90.000,00, verba proveniente de transações judiciais. Toda área foi planejada e acompanhada pelo magistrado, que já estuda o próximo projeto que deverá ser a construção de local apropriado para o cumprimento dos regimes semi-aberto e aberto.
Além do diretor do Foro da comarca, a inauguração contou com a presença o promotor de Justiça Julimar Silva; do presidente do Conselho, Flávio Mesquita; do tesoureiro, Paulo Fernandes; do secretário Fernando Henrique; do construtor responsável pela obra, Lourival Pereira; do diretor da Unidade Prisional, Sérgio Mosca, e de representantes da Policial Militar. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: arquivo pessoal - Centro de Comunicação Social do TJGO)
Leia mais:
Inaugurado em Orizona presídio construído por iniciativa de juiz e comunidade
Fonte: CCS-TJGO. Texto: Arianne Lopes