“A sociedade não tolera mais a indolência, o deixar passar. É por isso que é muito importante esse gesto que representa a congregação dos artífices da Justiça – juiz, advogado e promotor – em benefício da coletividade”. A declaração é do desembargador José Lenar de Melo Bandeira, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) ao encerrar hoje (2) a solenidade de lançamento do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que vai centralizar o recebimento de reclamações e sugestões acerca dos serviços prestados aos usuários da Justiça. “Estou feliz com a participação desses três vértices do Judiciário que se unem para essa composição maior”, afirmou.
A inauguração do espaço, resultado de parceria entre o TJ-GO e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), contou com a presença do juiz Carlos Alberto França, diretor do Foro de Goiânia; Elizabeth Machado Côrtes, diretora-geral do TJ-GO; Miguel Cançado, presidente da OAB-GO, e do juiz Átila Naves do Amaral, presidente da Associação de Magistrados de Goiás (Asmego).
“Esse não é apenas mais serviço. Dele advirão sugestões e críticas construtivas que constituirão providências. Ao recebê-las, nós encaminharemos para o órgão em questão e daremos seguimento ao processo”, explicou o diretor do Foro de Goiânia. “A sociedade precisa ajudar a melhorar a prestação jurisdicional e nós teremos satisfação e humildade para receber as críticas que virão”, afirmou.
O SAU vai funcionar na sala 176 do Fórum, com dois computadores e dois atendentes, e disponibilizar atendimento telefônico gratuito pelo número 0800-6456300. Os usuários dos serviços da Justiça poderão ainda fazer reclamações e sugestões pelo portal do Tribunal de Justiça (wwww.tjgo.jus.br). Para isto, basta entrar na página principal, procurar o link contato e clicar em Serviço de Atendimento ao Usuário. As opiniões recebidas, via formulário eletrônico e por telefone, serão encaminhadas aos mais diversos órgãos que atuam nas instâncias de 1º grau – Fórum de Goiânia, Ministério Público e Procuradoria de Assistência Judiciária.
Parceria
O presidente da OAB-GO, Miguel Cançado, elogiou a disponibilidade do TJ-GO não só para a implementação do SAU, mas por outras reivindicações da advocacia, como a implantação dos terminais de consulta de processos nos corredores do prédio. “Temos conseguido estabelecer esse diálogo de parceria e cobrança sempre no sentido de melhorar a prestação jurisdicional”, disse.
A iniciativa foi elogiada também por advogados e estudantes que compareceram à inauguração da sala. Para a advogada Camila Moreno, o serviço chega em boa hora. “É como o presidente José Lenar citou. Não podemos ser omissos – nós, juízes e jurisdicionado, que é a parte principal desse processo”, ressaltou. Já o estagiário Wilson Tavares de Sousa Júnior é de opinião que o serviço vai ajudar muito os estudantes. “Isso é um meio de facilitar a vida de quem tem de vir ao Fórum constantemente”, afirmou.