Dos 111 candidatos aprovados para a terceira fase do 55º Concurso de Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), cujas provas tiveram início neste sábado (22), 10 não compareceram para fazer a prova prática de sentença – a primeira delas na área cível. Esta fase do certame está sendo realizada na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (ESMEG). Neste domingo (23), os candidatos retornam à sala de aula para responder à prova de sentença criminal.
Presente ao local de prova, o presidente da Comissão Examinadora do 55º Concurso de Juiz Substituto do TJGO, desembargador Leandro Crispim disse que o número de candidatos faltosos, embora esperado, é significativo. E considera que o índice tenha relação com a grande quantidade de candidatos de outros Estados a participarem do certame em Goiás. “Parte deles pode ter sido aprovado e já ter tomado posse em outras localidades”, estima o presidente da comissão.
O desembargador Leandro Crispim preferiu não estimar data provável para divulgação do resultado desta etapa do concurso “para não gerar expectativas nos candidatos.” Segundo ele, os examinadores trabalharão, entretanto, para que o resultado saia o mais rápido possível. “Será realizada uma correção muito criteriosa e cuidadosa das provas, aproveitando ao máximo as respostas dos candidatos. Sabemos todos da necessidade de conclusão deste concurso, já que Goiás precisa de mais magistrados para melhor prestação jurisdicional.”
A próxima fase deste concurso é a prova oral. Depende-se da divulgação do resultado da prova prática de sentenças para que seja marcada a data de realização da próxuma fase. O presidente da Comissão Examinadora do 55º Concurso de Juiz Substituto do TJGO estima realizar esta fase no início do próximo semestre.
Hoje e amanhã, os candidatos têm cinco horas para responder às provas de sentença cível – hoje – e criminal – amanhã. Os candidatos foram distribuídos em três salas na sede da ESMEG. Todo o aparato de segurança à disposição do Tribunal de Justiça foi disponibilizado à Comissão Organizadora do concurso. Assim, os alunos passaram por detectores de metais na chegada ao prédio e tiveram seus pertences vistoriados, visando à garantia da segurança plena do certame.
Alunos da ESMEG
Parte dos 101 candidatos que compareceram para fazer as provas neste sábado cursaram o Curso Preparatório Intensivo de Sentenças oferecido pela ESMEG, em preparação para esta fase do 55º Concurso de Juiz Substituto do TJGO. Um deles é Thiago Inácio de Oliveira, de 31 anos, que trouxe na mochila, além da boa expectativa quanto ao seu desempenho na prova, toda a legislação que pudesse precisar para redigir a sentença na hora da prova.
O candidato destacou a importância da sua preparação para a realização desta fase do concurso. “O curso oferecido pela ESMEG foi um grande orientador para os candidatos, devido ao alto nível dos professores. Hoje, acredito, o que vai contar mesmo é a questão emocional, já que considero estar preparado tanto pelo conhecimento adquirido na escola quanto pela dedicação pessoal aos estudos”, destacou o rapaz, que é servidor do TJGO.
Wander Soares Fonseca, de 27 anos, também fez o Curso Preparatório Intensivo de Sentenças da ESMEG e mostrou-se confiante diante desta fase do concurso. Aliás, o candidato, também servidor na comarca de Goiânia, já é aluno da escola desde 2009, quando vem se preparando para os concursos para a magistratura. “Minha expectativa hoje é a melhor possível. Nossos professores na ESMEG estão muito bem alinhados com o posicionamento das bancas do TJGO, do Supremo e do Superior Tribunal de Justiça, o que nos ajuda muito nesta hora”, afirmou.
O candidato, que há quatro anos é servidor do Judiciário, atua junto à Divisão de Apoio ao Interior e diz que tem muita confiança de que conseguirá entrar para a carreira da magistratura em Goiás. “Este é meu sonho e estou em busca de realizá-lo. Sinto-me confiante em relação à preparação individual que fiz e em relação à formação que tive aqui na ESMEG”, destacou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ESMEG