Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Inhumas inaugura novo fórum nesta sexta-feira (27) e anuncia instalação de Centro de Pacificação Social

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, irá inaugurar na próxima sexta-feira (27/11) o novo Fórum de Inhumas. Segundo Rogério Jaime, diretor de Engenharia e Arquitetura do TJ, o prédio possui área construída de 1.754,91 m², com espaço para duas varas e um juizado, e demais instalações, como salas para o Ministério Público e a OAB.


Os juízes da comarca são: o diretor do Foro William Fabian, Wild Afonso Ogawa e Pedro Silva Corrêa. Fabian afirma que o antigo prédio era três vezes menor que o atual e estava obsoleto para abrigar cerca de dez mil processos que tramitam no município.


Durante a solenidade de inauguração, o magistrado lançará os projetos Quem planta, cuida, que visa garantir o plantio de mudas de árvores do cerrado na área externa do fórum, e o Memorial da Justiça de Inhumas, que contará com uma galeria de fotos com todos os juízes que atuaram na cidade. O magistrado destaca ainda que também será instalado definitivamente o Processo Judicial Digital (Projudi) na 2ª Vara, onde tramitam processos da Fazenda Pública.


Durante a solenidade será anunciada a instalação do Centro de Pacificação Social (CPS) de Inhumas, que receberá nove projetos, divididos em três grupos com três projetos cada, gerenciados pelos juízes da comarca, supervisionados pelo diretor do Foro. O CPS é composto pelos seguintes orgãos: Unidade de Prevenção à Criminalidade, Conselho da Comunidade, Núcleo de Conciliação, Núcleo de Prática Jurídica, Núcleo de Cidadania, Divisão de Agentes de Proteção ao Menor, Conselho Tutelar, Núcleo de Assistência Social e Psicológica, Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência. A Organização das Voluntárias do Judiciário (OVJ) uncionará de forma autônoma junto à estrutura do CPS de Inhumas e desenvolverá o trabalho social dinâmico e de relevância social já desempenhando em Goiânia.


O CPS será abrigado no antigo fórum que será reformado ainda no primeiro semestre de 2010.


Títulos

A Câmara dos Vereadores de Inhumas aproveitará a oportunidade para conceder título de cidadão Inhumense ao desembagador-presidente, ao desembargador José Lenar, e ao coordenador de obras do TJ, Antônio Nery. Ainda receberão homenagens o governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, o diretor-geral do TJ, Stenius Lacerda Bastos, o prefeito Abelardo Vaz e Ari Corrêa, primeiro juiz da comarca.