Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Inscrições para Simpósio Internacional sobre Tráfico de Pessoas começa esta semana

A ficha de inscrição para o Simpósio Internacional sobre Tráfico de Pessoas, que será realizado em Goiânia nos próximos dias 14 e 15 de maio, será disponibilizada ainda nesta semana no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Internet. O CNJ é o órgão responsável pela coordenação do evento. Poderão se inscrever no simpósio integrantes das instituições participantes (confira vagas na tabela abaixo). Cada órgão tem a liberdade de decidir se escolhe os participantes para enviar ao simpósio ou se libera a inscrição para os interessados. O evento será realizado no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e já tem presença confirmada de representantes de seis embaixadas: Estados Unidos, Suíça, Itália, França, Espanha e Portugal.


O simpósio é coordenado pelo CNJ e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), mas conta ainda com a colaboração do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT-18ª Região), Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira).


O público alvo é composto por juízes, promotores de Justiça, policiais (federais, militares e civis), conselheiros tutelares, psicólogos, assistentes sociais, professores e redes de atendimento às vítimas. A primeira reunião para debate sobre o evento foi realizada em 26 de março último no Tribunal de Justiça e contou com a presença do magistrado Rinaldo Aparecido Barros, juiz de Jaraguá, que integra a equipe de organização do simpósio, e do juiz André Reis Lacerda, diretor de Comunicação da ASMEGO, representando o presidente da entidade, juiz Gilmar Luiz Coelho.


Cenário

O tráfico de seres humanos é uma das atividades criminosas mais lucrativas do mundo. Segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a atividade movimenta US$ 32 bilhões por ano. As quadrilhas são responsáveis anualmente pelo tráfico ilegal de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas e, por esse motivo, o assunto deve ser amplamente debatido.


A ASMEGO e a Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg) se unirão a parceiros para trabalhar em palestras preventivas em escolas e na comunidade. Além disso, pretende trabalhar para que uma disciplina referente a Direitos Humanos, exploração sexual, combate ao tráfico de drogas, dentre outras temáticas como estas sejam incorporadas aos currículos escolares. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre os riscos enfrentados e estudar meios preventivos.



















































































































Entidades



Vagas



CNJ



-



Justiça Estadual



70



Justiça Federal



10



TRT 18ª



30



Ministério Público de Goiás



50



Ministério Público Federal



10



Ministério Público do Trabalho



10



Polícia Federal



50



Polícia Rodoviária Federal



10



Polícia Militar



10



Polícia Civil



15



Conselheiros Tutelares



20



SEMIRA/NETP-GO



40



CREAS



20



CRAS



20



Conselho Regional de Psicologia/Serviço Social



20



UNB/UFG/PUC-GO



30



Conselho Estadual de Educação



20



Núcleos de Enfrentamento Estaduais



15



Auditores Fiscais do Trabalho



10



OAB



10



Assembléia Legislativa



10



Defensoria Pública da União



10



Defensoria Pública do Estado



10



Prefeitura de Goiânia



10



Prefeitura de Anápolis



5