Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Instalada banca de conciliação em Cachoeira Alta

O juiz Leonys Lopes Campos Silva, diretor do Foro de Cachoeira Alta, instalou ontem (13) a primeira banca permanente de conciliação da comarca. Segundo o magistrado, o projeto visa diminuir o número de feitos judiciais priorizando a disseminação da cultura pela conciliação, conforme prevê a Recomendação nº 8, de 27 de fevereiro de 2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


A banca permanente, de acordo com o magistrado, tem caráter híbrido e funcionará todos os dias da semana, durante o expediente forense. “Nossa intenção é buscar a conciliação entre as partes tanto na fase pré-processual, quanto na processual”, frisou. Ele explicou que inicialmente a banca contará com 10 conciliadores judiciais selecionados entre os membros da comunidade local, com reputação ilibada e perfil conciliatório. Os nomes escolhidos foram: Guiodemar Divino de Freitas; Waldeque Borges Santos; Gilmar Alves de Souza; Rafael Hugo de Oliveira Leão Paiva ; Jean Claude Pereira de Castro ; Francisco Chagas da Silva ; Martha Maria da Silva; Damilla Nábia Rezende Borges; Valéria Mendes Rezende e Ronaldo de Melo.


O treinamento dos conciliadores nomeados será realizado do dia 18 ao 22 , cujas atividades terão início no dia 25. “Nossa meta inicial é de que sejam realizadas cerca de 50 audiências por semana. Acredito que esse número deva aumentar gradativamente à medida que os conciliadores se familiarizarem com o projeto e desde que surjam novos interessados com perfil conciliatório e interesse em contribuir com o Judiciário”, ressaltou.