Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Instalada comarca de Aruanã e anunciada construção de fórum em 10 meses


Após 10 anos, o Estado de Goiás presenciou na manhã de sexta-feira (22) um fato histórico: a instalação de uma comarca. A partir de agora o município de Aruanã, um dos maiores pólos turísticos do Brasil, passa a ser comarca de entrância inicial, cuja cerimônia de instalação foi procedida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles. Ressaltando a importância do momento, Paulo Teles lembrou que a instalação da comarca atende um anseio justo e antigo da população e que o Poder Judiciário deve adotar medidas para descentralizar a justiça, criando varas e comarcas, além de aproximar-se, de forma efetiva, da sociedade. “A presença física deste Poder nesse lugar representa todo o nosso respeito e apreço por aqueles que necessitam e dependem da Justiça. Agora a Justiça está nas portas do cidadão. O Judiciário chega a Aruanã em clima de festa com as crianças espalhadas pelas ruas e exibe um sorriso que invade sua face”, emocionou-se.


Ao mencionar o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Obras do TJ através do desembargador Antônio Nery da Silva, Paulo Teles afirmou que o processo de licitação para a construção do fórum local já foi autorizada e adiantou que a inauguração do prédio deve ocorrer em dez meses. “Nery é um homem incansável que sempre lutou para garantir a qualidade dos fóruns construídos, com maior tecnologia e arquitetura avançada e moderna. O jurisdicionado merece um atendimento digno com segurança e conforto. O aprimoramento do Judiciário é tarefa de todos: magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público. Sem um Judiciário forte, não existe democracia sólida”, ponderou, reafirmando que o Judiciário precisa ser parceiro do povo.


Referindo-se à designação do juiz Marcus da Costa Ferreira para responder pela comarca, o presidente do TJ disse tratar-se de um magistrado “excepcional” que já provou sua vocação para a judicatura por meio do trabalho exemplar desempenhado ao longo dos anos. “A população local acolhe o Judiciário na certeza de que será atendido por um juiz trabalhador, justo, leal e com grande consciência social. Tenho convicção que teremos um excelente desempenho. Juntos conseguimos finalmente realizar o sonho dos jurisdicionados desse município: maior proximidade da Justiça”, pontuou.


Já o juiz Marcus Ferreira, que responderá pela comarca e estava em atuação na 3ª Vara Cível de Anápolis, fez um agradecimento especial a Deus, estendendo-os a Paulo Teles, ao prefeito municipal, ao juiz Enyon Artur Fleury de Lemos, auxiliar da Presidência e coordenador da instalação da comarca, e à sua família. Ele também falou sobre o sonho de instalar a comarca, acalentado por anos pela população local que clamava por uma justiça igualitária, próxima e célere, lembrando que, para ser atendido pelo Judiciário, o cidadão aruanense precisava percorrer 180 km até Mozarlândia. “Nessa manhã estamos fazendo história. As areias brancas de Aruanã estão em festa, pois posso ver a concretização de milhares de sonhos com essa iniciativa. Me sinto nesse momento como o garoto de 24 anos que ingressou na magistratura em busca da justiça ideal. Hoje sei que a reforma e a construção de um mundo melhor tem que partir de dentro de nós. O lugar do juiz é ao lado do povo, cada cidadão é nosso patrão”, salientou.


Leia mais aqui.