Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Instalada comarca de Flores de Goiás

Com 22 assentamentos rurais, altos índices de prostituição infantil e tráfico de drogas e distante cerca de 160 quilômetros da comarca mais próxima, o município de Flores de Goiás ganhou, nesta quinta-feira (20), o status de comarca. Com tantos problemas, a cidade tem motivo para comemorar. Até então distrito judiciário da comarca de Formosa, a partir de agora o município terá juiz presente e o fórum terá, permanentemente, 11 servidores a disposição da população.


Para o prefeito do município, Valmin Soares de Campos, a presença do Judiciário na cidade irá “moralizar as questões sociais”. “A instalação da comarca em nossa cidade marca o início de novos rumos para toda a comunidade florense”, comemorou. A pedra fundamental para a construção da sede própria já foi lançada e a previsão de entrega é de aproximadamente 8 meses. Enquanto isso, o fórum local funcionará em um imóvel cedido pela prefeitura.


Flores de Goiás tem 10 mil habitantes, o que, aliado à distância de Formosa, faz com que haja necessidade de instalação da nova comarca. “A justiça mais próxima do cidadão está a duas horas da cidade. Para garantir agilidade e eficiência, precisamos descentralizar as ações do judiciário. É o que fazemos agora, com a instalação de comarca, em uma cidade que tem um futuro promissor”, discursou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles.


Além da distância de outras comarcas, a instalação de novos investimentos no município justifica a criação da nova unidade judiciária. Em médio prazo, a cidade receberá investimentos estrangeiros e de empresários instalados no município para a construção de uma usina de álcool, que deve gerar 1.200 empregos diretos. O desemprego é apontado como causa das principais dificuldades enfrentadas pelo município.


A nova comarca foi incluída na 6a região judiciária e, para responder como diretora até o provimento, foi designada a juíza de Formosa, Marina Cardoso Buchdid. Para auxiliar na comarca, o TJGO designou o juiz Carlos Gustavo Fernandes de Morais. A comarca ganhou ainda um distrito judiciário – o município de Vila Boa, que antes pertencia à comarca de Formosa e foi transferida para Flores pela proximidade.


Desde fevereiro de 2009, quando Paulo Teles assumiu a gestão do TJ, oito novas comarcas foram instaladas, algumas delas depois de mais de 10 anos da criação. Em 2009, Aruanã e Nova Crixás passaram a abrigar a sede do Judiciário local. Maurilândia, Cachoeira Dourada, Cocalzinho, Serranópolis e Montividiu receberam o benefício em 2010.