Deputado federal por Goiás João Campos é o relator da comissão
A Câmara dos Deputados instalou nesta tarde a Comissão Especial que analisará a Proposta de Emenda Constitucional 187/2012, a PEC das Eleições Diretas no Judiciário. A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) enaltece o empenho dos parlamentares, sobretudo os da bancada de Goiás na Câmara, para a instalação da referida comissão que terá, como relator, o deputado goiano João Campos (PSDB/GO). A Comissão Especial será presidida pelo deputado Lincoln Portela (PR/MG) e integrada, também, pelo deputado Daniel Vilela (PMDB), parlamentar por Goiás.
"Esse é um importante passo em prol da democracia no Judiciário. Toda a magistratura brasileira está mobilizada em torno dessa bandeira a fim de propiciar aos juízes de primeiro grau o direito ao voto para escolha dos dirigentes dos tribunais", afirmou o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho. "Importante ressaltar o trabalho do deputado goiano Joã0 Campos, defensor da democracia no Judiciário", destacou também.
O Tribunal de Justiça de Roraima aprovou, recentemente, as eleições diretas no órgão, passando a ser o primeiro, no País, a adotar o novo modelo. Em Goiás, o Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, criado pela ASMEGO, tem levado o debate a várias comarcas do Estado e promovido mobilizações com o objetivo de sensibilizar a administração do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para a necessidade de democratizar o Poder.
"Não é um avanço só para a magistratura, mas de toda a sociedade", afirmou o presidente João Ricardo Costa, nesta tarde, durante a instalação da Comissão Especial da PEC 187/2012 na Câmara dos Deputados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO (com informações da AMB)