Nesta quarta-feira (7), às 11h, serão apresentadas no Supremo Tribunal Federal (STF) as seis práticas vencedoras da IX edição do Prêmio Innovare de 2012 (www.premioinnovare.com.br). A premiação, que revela práticas inovadoras utilizadas pela Justiça brasileira, vai apresentar iniciativas relacionadas ao tema “Desenvolvimento e cidadania” e, na premiação especial, “Justiça e sustentabilidade”.
Este ano, todas as regiões do Brasil inscreveram iniciativas com o objetivo de aprimorar a qualidade e modernizar a Justiça. Foram mais de 400 práticas inscritas em seis categorias – Juiz, Advocacia, Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública e Prêmio Especial.
Durante cinco meses, consultores do Instituto Innovare avaliaram pessoalmente se todas as iniciativas inscritas vinham sendo aplicadas, a fim de verificar seu potencial de disseminação para outras regiões do país. Após essa etapa, foi gerado um relatório entregue à comissão julgadora, formada por 27 membros do ramo jurídico como ministros, desembargadores e juízes brasileiros para a avaliação final, que será revelada na solenidade de premiação.
As práticas vencedoras receberão R$ 50 mil, exceto a categoria “Tribunal”, que não receberá a premiação em dinheiro. Na ocasião, também serão oferecidas menções honrosas em cinco categorias.
O vencedor da categoria “Prêmio Especial”, que conta com a parceria da IBA - International Bar Association, será contemplado com um intercâmbio para conhecer o sistema judiciário e autoridades da área jurídica de outros países.
Prêmio Innovare
Criado em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo principal incentivar e reconhecer boas iniciativas de magistrados, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público. Em nove anos de existência, mais de 3.000 práticas foram inscritas e se encontram disponíveis para pesquisa no site da instituição, com assuntos de interesse público como: reintegração do preso à sociedade, segurança pública, cidadania, meio ambiente, adoção, entre outros.