Estão sendo realizadas audiências concentradas previdenciárias na comarca de Itumbiara e Anápolis, nesta segunda-feira (10). No fórum de Itumbiara, a ação é coordenada pelo juiz José Paganucci e estão previstas cem audiências, a maioria de aposentadoria rural. “As audiências concentradas agilizam a prestação jurisdicional”, destaca Paganucci. Segundo ele, as ações que não obtiverem acordo já estão com instrução e julgamento marcados e partes intimadas.
Já em Anápolis, estão previstas 69 audiências, a maioria de concessão de benefício de acidente de trabalho. O atendimento acontece na Faculdade Anhanguera, situada na Avenida Universitária, sob a coordenação do juiz Algomiro Carvalho Neto, titular da 2ª Vara Cível.
Segundo Algomiro, as pessoas que estão sendo atendidas precisam do benefício para sobreviver, já que são acidentados de trabalho ou possuem doenças ocupacionais. “É preciso perícia para avaliar a incapacidade e o grau da incapacidade e como muitas pessoas não podem pagar a perícia, as avaliações que seriam feitas só daqui a três anos, serão realizadas hoje”, explica.
O TJGO disponibilizou quatro médicos peritos para atuar nas avaliações médicas, também estão no local outros três do INSS.