Tomou posse ontem à noite, em Brasília a nova diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que conduzirá os rumos da entidade no triênio 2011/ 2013, sob a presidência do desembargador paulista Nelson Calandra. A solenidade contou com a participação de várias autoridades do cenário jurídico brasileiro, dentre elas, o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Integrando o Conselho Executivo da AMB, foi empossado na Vice-Presidência Institucional da entidade o juiz Jerônymo Pedro Villas Boas, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Goiânia e atual Diretor de Assuntos Institucionais e Legislativos da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás.
O ato solene foi prestigiado por uma comitiva de magistrados goianos formada pelo presidente da ASMEGO, juiz Átila Naves do Amaral; pelo 1º vice-presidente, Desembargador Walter Carlos Lemes; os juízes Wilton Müller Salomão, André Reis Lacerda, Murilo Vieira de Faria, Gilmar Luiz Coelho; e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles.
Em seu pronunciamento, Nelson Calandra reafirmou seu compromisso de renovar a AMB e fazer pulsar toda a magistratura, destacando que a entidade pertence aos magistrados e a eles, portanto, deve se dedicar. Ao falar sobre a defesa das prerrogativas, destacou que a valorização da magistratura não pode ser restrita e deve surtir efeitos sobre toda a comunidade jurídica. 'Onde estiver um juiz aviltado nas suas prerrogativas e na liberdade de julgar, lá estaremos em sua defesa. Cada Estado, através da sua associação, faz a AMB. Findo o processo eleitoral, que outorgou a nós a responsabilidade de conduzir nos próximos 3 anos a entidade de representação nacional da magistratura, vamos todos caminhar unidos'.
Para o presidente da ASMEGO, são grandes as expectativas com a posse do desembargador Calandra à frente da AMB. 'Seu pronunciamento nesta noite sintetizou o nosso pensamento, o pensamento de Goiás. Entendemos que com esse grupo unido, coeso e forte conseguiremos manter o nosso prestígio e resgatar conquistas da magistratura que foram aviltadas no cenário político e institucional do Brasil nos últimos dez anos', disse Átila Amaral.
Em entrevista que concedeu logo após a assinatura do termo de posse, o Jerônymo Pedro Villas Boas falou sobre a importância de um representante da magistratura goiana no Conselho Executivo da AMB. 'Tendo em vista as necessidades prementes de lutas institucionais em defesa das prerrogativas da magistratura, no momento em que se consolida a participação do magistrado na carreira em processos decisivos, se abre uma oportunidade com a eleição de Nelson Calandra', afirmou o juiz.
Jerônymo destacou ainda a importante fase que vive a AMB, no momento em que se torna uma entidade de classe voltada para o magistrado. 'A defesa de suas prerrogativas e dos direitos institucionais fazem da magistratura um poder importante para a consolidação do processo democrático, a exemplo da implementação do estatuto da magistratura', finalizou.
Consciente do valor que a magistratura goiana vem ocupando no cenário nacional, o presidente do TJGO, desembargador Paulo Teles, ressaltou que a atuação do juiz Jerônimo na Vice-Presidência Institucional da AMB revelará para o Brasil o quilate dos nossos magistrados. 'É uma oportunidade significativa diante da possibilidade de compartilharmos experiências vividas pela nossa magistratura e, consequentemente, reforçarmos o trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso Estado'.
Encerrada a cerimônia, os juízes participaram de um jantar oferecido pela AMB, que serviu de oportunidade para o congraçamento entre magistrados de diversos Estados.
Confira, a seguir, fotos do evento.