Presidentes das entidades reafirmaram posição contrária à extinção das zonas eleitorais e apresentaram proposta de expansão da Justiça Eleitoral nas cidades goianas de maior densidade demográfica
O Jornal Diário da Manhã repercutiu na edição desta quarta-feira, 8, na editoria de Política, a reunião entre os presidentes da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juiz Gilmar Luiz Coelho, Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres Netos e Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Enil Henrique de Souza Filho, realizada nesta segunda-feira, 6, com o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, para discutir o rezoneamento eleitoral no Estado.
Na ocasião, os presidentes das entidades reforçaram posição contrária à extinção das 26 zonas eleitorais no Estado, como prevê a Resolução nº 23.422/14 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A determinação atinge mais 17 Estados e 148 zonas eleitorais que com menos de 10 mil eleitores. Em Goiás, as cidades atingidas pela medida são Panamá, Urutaí, Cumari, Varjão, Mossâmedes, Aurilândia, Itaguaru, Ivolândia, Firminópolis, Taquaral de Goiás, Santa Cruz de Goiás, Turvânia, Itajá, Fazenda Nova, Carmo do Rio Verde, Buriti Alegre, Abadiânia e Cavalcante.
“Precisamos estar mais próximos da sociedade e não nos distanciarmos. O fechamento dessas zonas eleitorais nos preocupa muito, pois causará grandes transtornos ao eleitorado”, disse o presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, ao destacar a importância de se manter as zonas eleitorais já existentes e criar mais zonas eleitorais em cidades com grande densidade demográfica.
A proposta de expansão eleitoral da ASMEGO, AGMP e OAB-GO abrange os municípios de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Aparecida de Goiânia, cidades que compõem o Entorno de Brasília (Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Luziânia, Planaltina de Goiás, Padre Bernardo, Formosa), Rio Verde, Jataí, Itumbiara, além de outras de menor porte, como Campinorte, Iaciara, Serranópolis, Flores de Goiás, Cromínia, Maurilândia, Nova Crixás, Cocalzinho de Goiás, Cachoeira Dourada, Montividiu, Santa Terezinha de Goiás, Aruanã, São Simão, Montes Claros de Goiás, dentre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO e jornal Diário da Manhã