Entidade busca a aprovação das eleições diretas, garantido aos magistrados de primeiro grau o direito de escolher os integrantes da administração do Tribunal
Foi destaque da coluna Jurídica, do jornal O Hoje, edição desta quarta-feira, 5, o requerimento da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO) e Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) solicitando o envio do pedido da entidade de eleições diretas ao Pleno, para apreciação.
A reivindicação da ASMEGO e do Fórum visa a aprovação da alteração no regimento interno do Tribunal, permitindo que magistrados de primeiro grau também possam escolher o presidente e o vice-presidente da Corte estadual, bem como o corregedor-geral.
A luta pela democratização do Poder Judiciário, empenhada em Goiás pela ASMEGO, é uma bandeira nacional defendida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e demais instituições estaduais que congregam magistrados.
Leia a íntegra da nota do jornal O Hoje.
ASMEGO requer ao TJGO envio, ao Pleno, do requerimento pelas Diretas Já
A Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juntamente com o Fórum Permanente de Democratização do Poder Judiciário, requereu, na última sexta-feira, 31, junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que o pedido de alteração no regimento interno do órgão, para instituição das eleições diretas, permitindo que os juízes de primeiro grau também possam escolher o presidente e vice-presidente da Corte, bem como o corregedor-geral, seja enviado ao Pleno para análise e deferimento. O pedido de democratização do Poder Judiciário foi protocolizado pela ASMEGO e demais entidades filiadas à Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no dia 31 de março de 2014 em atos que movimentaram todo o país. Na ocasião, a solicitação foi encaminhada ao crivo da Comissão de Regimento e Organização Judiciária, que opinou pela remessa do pedido à Presidência do Tribunal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO (com informações do Jornal O Hoje)