Em março será instalada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) a Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica. A informação foi repassada pelo diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral, durante reunião hoje (5), com o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, e a deputada estadual Isaura Lemos.
A deputada estava acompanhada de representantes de entidades envolvidas com a questão da violência doméstica. O grupo solicitou ao presidente do TJGO agilidade no processo de implantação de uma coordenadoria da mulher e a criação de juizados especiais voltados para violência doméstica na região do Entorno do Distrito Federal e em Aparecida de Goiânia. "Assim que apresentamos as reivindicações, tivemos a grata surpresa de que nossas demandas serão atendidas o mais rápido possível”, frisou Isaura. Segundo ela, o Poder Judiciário goiano se mostra a cada dia mais preocupado com questões sociais. “Isso sim é Justiça, oferecer à sociedade uma resposta rápida”, destacou.
Além da implantação da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica, Átila Amaral anunciou também a criação das coordenadorias de Execuções Penais e dos Juizados Cíveis e Criminais. “Desde janeiro essas três coordenadorias estão criadas e estamos finalizando a estrutura física para que em março estejam instaladas e ativas”, ressaltou. O magistrado lembrou ainda que a juíza Sandra Regina Teixeira Campos será a coordenadora responsável pelos assuntos relacionados à violência contra a mulher. Ney Teles se mostrou sensível às questões apresentadas pelo grupo e designou o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, José Ricardo Marco Machado, para acompanhar de perto os pleitos apresentados durante o encontro.
Também participaram da reunião o desembargador Gerson Santana Cintra, ouvidor-geral do Poder Judiciário do Estado de Goiás e os juízes Rinaldo Aparecido Barros, do 1° Juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher e William Costa Mello, do 2° juizado de Violência Doméstica Familiar contra a Mulher. Ainda o tenente-coronel PM Willian Pereira da Silva, assessor militar do TJGO; vereadora Tatiana Lemos; Simone Costa, secretária Municipal da Mulher; Dolly Soares, diretora do Centro de Valorização da Mulher Consuelo Nasser (Cevam); Lúcia Rincon, da União Brasileira de Mulheres, entre outras autoridades locais.