Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juiz Abílio Wolney Aires Neto é condecorado com Título de Cidadania Goiana

Juiz Abílio Wolney Aires Neto é condecorado com Título de Cidadania Goiana

O juiz Abílio Wolney Aires Neto, titular da 9ª Vara Cível da comarca de Goiânia recebeu o Título de Cidadania Goiana nesta terça-feira (28), em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Delegado Eduardo Prado e foi concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados a Goiás.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, parabenizou o magistrado. “A concessão do título de cidadania goiana é uma merecida homenagem ao juiz Abílio Wolney Aires Neto, que muito engrandece o Poder Judiciário estadual, pois exerce com primor o seu papel como magistrado, contribuindo com a efetividade da justiça em Goiás em prol da sociedade goiana”, destacou França.

Durante a sessão, o juiz Abílio Wolney Aires Neto comentou sobre sua felicidade ao entrar na Assembleia Legislativa e ver a galeria de ex-presidentes da Alego. O magistrado é neto do político Abílio Aires Wolney, que teve atuação destacada na política de então, em Goiás e na Bahia. Ele lembrou um pouco da história da família e falou também sobre uma de suas paixões, a literatura. O juiz é autor de algumas obras, como “Princípios Constitucionais” e “Juizados, Arbitragem e Mediação”. Em seu discurso, o magistrado comentou sobre sua vocação para a magistratura de carreira e destacou, ainda, "a gestão profícua do desembargador Carlos França pela conquista do selo Diamante, conforme avaliação do CNJ". 

Abílio Wolney Aires Neto é natural de Dianópolis (TO), titular da 9ª Vara Cível de Goiânia, professor e escritor com 15 títulos publicados, dente eles três títulos da área jurídica e os demais de história e literatura. Ele exerceu o cargo de promotor de Justiça em Goiás. É integrante da atual diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), membro da União Brasileira de Escritores, da União Literária Anapolina (ULA) e titular da Academia Goianiense de Letras e da Academia de Letras de Dianópolis.

Autoridades
Além do deputado Delegado Eduardo Prado, fizeram parte da mesa diretiva o procurador de Justiça, Cyro Terra Peres; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público, promotor de Justiça Benedito Torres Neto; o procurador de Justiça, Sérgio Abinagem Serrano; o também promotor de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça; o juiz de direito, Abílio Wolney Aires Neto; o pró-reitor da Unifan, Carlos Alberto Vichiatti; o policial rodoviário federal, Newton Morais Souza; e ainda os dois 2º tenentes da Polícia Militar, Luiz Cláudio Coelho de Jesus e Rodolfo de Souza Silva. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações da Alego / Foto: Maykon Cardoso-Alego). 

Fonte: CCS/TJGO

29abilio