O primeiro juiz da 9ª Vara Cível da comarca de Goiânia, Abílio Wolney Aires Neto, foidiplomado, na última quinta-feira (20), com o título de Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em cerimônia ocorrida no prédio da Pró-Reitoria daquela instituição. A dissertação de Abílio Wolney foi aprovada com nota A – pontuação máxima. O magistrado teve grau outorgado pelo reitor da PUC-GO, professor Wolmir Therezio Amado.
Abílio elaborou o trabalho Princípio da Razoável Duração do Processo: contribuição ao desenvolvimento de legislação e medidas que o levem a efeito. A pesquisa tem 462 páginas. Por meio dela, o juiz analisou a Emenda Constitucional nº 45/2004. O texto incluído na Carta Magna brasileira, de 1988, atrelou o princípio às garantias fundamentais do indivíduo. Elas estão asseguradas no inciso LXXVIII, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Abílio Wolney escreveu a dissertação sob a perspectiva de que a “tutela jurisdicional deve ser efetiva, tempestiva e adequada”. O juiz é bacharel em Direito desde 1993, com graduação pela PUC-GO. Ele também possui título de pós-graduação em Direito Processual, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2006; e MBA – Capacitação em Poder Judiciário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2009. Este último foi concluído com aulas presenciais na Escola Superior da Magistratura de Goiás (Esmeg).