Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juiz Abílio Wolney lança livro com histórias sobre o Norte de Goiás



Juiz Abílio Woney Aires Neto Juiz Abílio Woney Aires Neto

Obra Memórias de João Rodrigues Leal relata, também, a trajetória da criação do Banco da Amazônia


O juiz da 9ª Vara Cível de Goiânia, Abílio Wolney Aires Neto, participou, nesta quarta-feira (23), no Teatro Municipal da Prefeitura de Anápolis, do lançamento conjunto de obras da Coleção Anápolis, da Editora Kelps, pela qual lançou a segunda edição do livro Memórias de João Rodrigues Leal. A obra, de 115 páginas, relata histórias do Norte goiano a partir dos anos de 1950, com referência nas cidades de Dianópolis, Porto Nacional e Taguatinga, além de outros municípios; e inclui a trajetória da criação do Banco da Amazônia no Brasil.




Livro de Abílio Wolney conta a história da criação do Banco da Amazônia Livro de Abílio Wolney conta a história da criação do Banco da Amazônia

Abílio Wolney conta que o personagem que dá nome ao livro, João Rodrigues Leal, “foi assessor parlamentar desde a época em que o Brasil tinha como capital a cidade do Rio de Janeiro”. Leal se destacou por ter sido o primeiro superintendente do Banco da Amazônia S/A. O livro Memórias de João Rodrigues Leal estará disponível para download em formato PDF, em breve, no site www.dnoto.com.br.


Exemplares da obra poderão ser adquiridos também pessoalmente, com Abílio Wolney. O juiz adianta que volumes impressos dessa edição estarão disponíveis para consulta em bibliotecas da rede pública municipal e estadual de Anápolis, e também nas faculdades pública daquela cidade.


Coletânea


Um dos livros que compõem a coleção Anápolis, Seleta artigos e crônicas, foi lançado pelo servidor do Poder Judiciário em Anápolis, Zilmar Wolney, irmão de Abílio Wolney. A obra consiste de artigos e crônicas com recorrências históricas e reflexões sobre cotidiano, política e educação.


Além de Abílio e Zilmar, que é professor universitário de Direito, outros 60 autores goiano-anapolinos tiveram livros lançados nessa coletânea da Editora Kelps. O evento de lançamento das obras contou com participação do presidente da Academia Anapolina de Letras (Anale), Natalino Fernandes, e outras autoridades da literatura e do Poder Executivo.


Ao se pronunciar, o prefeito de Anápolis, João Gomes, ressaltou a importância da produção literária no município. Ele parabenizou os autores pela coletânea de A a Z, que se inicia com Abílio Wolney e termina com Zilmar Wolney.



Produção cultural


Juiz Abílio Wolney fala sobre a importância de os magistrados se expressarem também no campo cultural, a exemplo da literatura. “Penso que isso dá visibilidade à figura do juiz no meio social, sendo ele formador de opinião com prestígio de autoridade judiciária, merecendo crédito pelo próprio valor intelectual que tem por formação.”


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação