Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juiz aposentado Jurandir Inácio Moreira recebe título de cidadão goiano nesta segunda, 9

Assembleia-Legislativa-de-GoiasSolenidade será realizada às 19h45, no Plenário Getulino Artiaga Lima, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

O juiz aposentado Jurandir Inácio Moreira será homenageado nesta segunda-feira (9), às 19h45, no Plenário Getulino Artiaga Lima, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.


Na ocasião, o juiz aposentado receberá o Título de Cidadão Goiano, em razão dos serviços prestados à comunidade goiana. A honraria será concedida a pedido do deputado estadual Bruno Peixoto.


História


Jurandir Inácio Moreira nasceu em Ituiutaba, no dia 10 de setembro de 1937, filho de Adelino Inácio de Oliveira e Anna Moreira. Em 1954 transferiu-se para Uberaba, onde cursou o segundo grau e ingressou na Faculdade de Direito em 1957. Em 1961 recebeu o diploma de bacharel pela Faculdade de Direito de Uberaba. Casou-se com Anamaria Marra Moreira em 31 de março de 1964, em Ituiutaba, tendo, desta união, 5 filhos, dos quais, 1 é goiano - Ariadne Marra Moreira de Castro Mauad, Celvora Marra Moreira Rodrigues de Oliveira, Alexander Marra Moreira, Sabrina Marra-Ulfe e Renato Marra Moreira.


Graduou-se também em História do Brasil e História Geral, exercendo o magistério no município de Ituiutaba durante 8 anos. Em 1980, mudou-se para Goiás, escolhendo Goiânia como sua residência. Em 1982, ingressou na magistratura goiana passando pelas comarcas de de Petrolina de Goiás, Caçu, Caldas Novas, Morrinhos e Goiânia, onde aposentou-se com 37 anos de serviço público, passando a atuar como assessor jurídico da 2ª Câmara Criminal do TJGO, função que deixou para assumir o cargo de presidente do Conselho Administrativo da Estância Thermas do Rio Quente, cidade na qual reside até a presente data.


Enquanto juiz de Petrolina de Goiás e Caldas Novas, na década de 1980, de forma pioneira, demonstrando sua preocupação com os menores, criou e instalou nas duas comarcas os dois primeiros Comissariados de Menores do Estado de Goiás, os quais prestam até hoje relevantes serviços nas sociedades onde foram instalados.


Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO