Na última edição do Programa Agenda Judiciária (nº 118) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, José Ricardo Machado, foi o entrevistado do bloco Justiça em Foco. Na entrevista concedida ao programa, o magistrado abordou importante tema, de grande interesse da população e da magistratura: a reestruturação das comarcas do Estado de Goiás, visando a um maior equilíbrio em suas classificações.
Segundo analisa o juiz auxiliar, a classificação das comarcas deve ser objeto de revisões periódicas, considerando as mudanças socioeconômicas experimentadas nos municípios que as abrigam e que interferem diretamente no fluxo de ingresso de ações judiciais nestas unidades. “Comarcas que experimentam grandes mudanças podem ter justificada aí a necessidade de alteração na sua classificação”, alerta o magistrado.
O juiz José Ricardo Machado destaca que dois fatores são observados nesta análise: o acervo, o estoque de processos na comarca e o fluxo de ingresso de novas ações. Como exemplo claro de necessidade de revisão de sua classificação, o magistrado cita o caso da comarca de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, classificada como comarca de entrância inicial. “Em um contexto de 127 comarcas, a de Senador Canedo é a 16ª em fluxo de ingresso”, afirma, justificando a necessidade de se colocar em prática o processo de reestruturação.
Assista ao programa e confira a entrevista concedida pelo juiz auxiliar José Ricardo Machado.