Recentemente, o portal da Associação dos Magistrados de Goiás (ASMEGO) contou a história de dois de juízes que atuam no Estado e que, embora aprovados em concursos em outras unidades da federação, decidiram permanecer aqui: os magistrados Isaac Costa Soares, de Planaltina de Goiás, e Eduardo Cardoso Gerhardt, de Alto Paraíso. Isaac, no entanto, informou essa semana ao presidente da ASMEGO, juiz Gilmar Luiz Coelho, sua decisão de assumir o cargo de juiz para o qual foi aprovado em Sergipe.
A decisão, segundo o magistrado, tem a ver com questões familiares – a esposa do juiz também foi aprovada em concurso em outra localidade. Sendo natural de Natal (RN), a aprovação no concurso possibilitará ao juiz o retorno para mais próximo da cidade natal e da família.
Em entrevista concedida ao portal da ASMEGO, em julho, o juiz Isaac Costa, que tem 31 anos, contou ter se adaptado bem em Goiás. Segundo destacou na época, a decisão por permanecer aqui, naquela ocasião, se dava em razão da perspectiva real de valorização da magistratura no Estado.
O juiz Gilmar Luiz Coelho diz lamentar a saída do colega da magistratura goiana. “Mas, ao mesmo tempo, sinto-me feliz porque sei que ele engrandecerá muito a magistratura sergipana”, afirma. “Os magistrados de Goiás sentem-se honrados pelo período em que o colega Isaac permaneceu no Estado”, acentua.