Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juiz de Inhumas lança projeto Justiça Democrática


O juiz Wiliam Fabian (foto, de pé), titular da 2ª Vara de Inhumas lançou na última sexta-feira (16), no Plenário do Júri, o projeto Justiça Democrática. O objetivo do projeto é criar um canal de comunicação direto entre o gabinete da 2ª Vara e os usuários da Justiça, sobretudos os advogados. A iniciativa quer evitar que problemas ou reinvidicações não sejam detectados a tempo e coibir os transtornos que isso pode acarretar, assim como discutir e propor soluções para problemas enfrentados pelo Judiciário local.


O projeto prevê a realização de audiências públicas mensais, onde serão colhidas as sugestões e reinvidicações dos usuários dos serviços da Justiça, e analisadas as informações prestadas pelos advogados, após preencherem formulário de avaliação que será disponibilizado na sala de audiências e Escrivanias que atendem a 2ª Vara. Durante o evento, foi realizada a primeira audiência pública prevista, o juiz Wiliam Fabian aproveitou para requerer a criação de uma Vara Criminal para Inhumas, ele explicou que o número de processos criminais da comarca justifica a instalação, o que desafogaria as Varas instaladas, que têm hoje, competência mista.


Foram discutidas também questões relacionadas à criação de Varas trabalhista e federal na Comarca, que é pólo regional, tendo em vista que o número de processos trabalhistas e sobretudo previdenciários da região justificam o pleito. Por fim, foi apresentado pelo Diretor da Agência Prisional, o quadro de colapso em que se encontra a cadeia pública local, sendo sugerido pelo magistrado que tais assuntos também sejam discutidos pelos advogados locais.