O juiz Sérgio Lucas de Resende, membro da Associação dos Magistrados de Sergipe, vem mostrando que, além de entender de leis, tem traquejo com a música.
Na última semana o magistrado teve uma canção de sua autoria classificada para o 1º Festival Aperipê de Música, etapa estadual do 2º Festival de Música da Associação de Rádios Públicas do Brasil (ARPUB).
A canção Mocambo dos Pretos está concorrendo na categoria Melhor música com letra e pode ser ouvida e votada através do hotsite do evento. Letra, ritmo e melodia da canção ilustram cultura e história do Município de Porto da Folha e da Comunidade Quilombola do Mocambo.
Desde o dia 13 de setembro, início da votação, criações de mais 29 artistas estão sendo veiculadas durante a grade de programação das rádios AM e FM da Fundação Aperipê (Fundap). Os interessados podem votar até 1º de outubro.
Filho de buraqueiro...
A memória cultural e histórica do município de Porto da Folha (antiga Curral dos Buracos), cidade natal do seu pai, serviu como fonte de inspiração para o magistrado dar vida a canção.
"Nas férias que eu passava lá escutei várias histórias dele e de amigos dele e meus. Eu me interessei principalmente por dois motivos que são característicos de lá: a presença de uma comunidade quilombola reconhecida, o Mocambo dos pretos, homenageada na música, e a comunidade indígena dos xocós".
A menção de aspectos culturais caros ao munício suscitou o interesse do secretário de cultura da cidade. "eu estava substituindo em Porto da Folha e mostrei a música ao pessoal e aí fui contatado pelo secretário de cultura, que disse: 'a gente gostou da música e queria que ela fosse apresentada durante a semana cultural'".
O magistrado aceitou a proposta e pediu a presença do comunidade do Mocambo para gravar a parte de samba de coco. "Eu criei letra, arranjo e melodia; já tinha pensado numa parde com aboiador, samba de coco e baião. Fui no Mocambo, mostrei a música e convidei o grupo para fazer parte da gravação", explica.
Semana Cultural
Como já dito, o juiz apresentará a música Mocambo dos Pretos no dia 23 do corrente, durante a semana cultural de Porto da Folha, e palestrará sobre aspectos culturais, étnicos e históricos do município listados na canção.
A canção é tema da 40ª Festa do Vaqueiro da cidade, vaquejada mais popular de Sergipe. A partir de 2011 a Secretaria de Cultura prevê a realização de um concurso anual para escolher a música tema das próximas festas.
MOCAMBO DOS PRETOS
Autor e intérprete: Sérgio Lucas*
Canoa de tolda, beira de rio.
Comunidade negra, rincão do Brasil.
De fala cantada, sem similar.
Mocambo dos pretos, meu arraial
Serra dos pretos, Rua dos negros;
Peixe e arroz na Lagoa.
Ilha do ouro, gibão de couro.
Curral de Porto da Folha. (3x)
Vai vaqueiro pegar o boi no mato.
Cerca de pedra, escravo, o sol que queima a terra.
Buraqueiro, da Conceição devoto,
Pitu e pirão no prato, o "Chico" ao pé da serra.
Serra dos pretos, Rua dos negros;
...(2x)
Canoa de tolda, beira de rio.
Mocambo dos pretos, rincão do Brasil.
Serra dos pretos, Rua dos negros;
...(3x)
*Participações especiais:
Aboio: Zé Carlos da Linda França
Samba de Coco: Comunidade Quilombola do Mocambo/Porto da Folha-SE