(Da esquerda para a direita: Ministro Gilmar Mendes, presidente do STF e do CNJ; juiz Murilo Vieira de Faria,
da comarca de Uruaçu; e o desembargador Paulo Teles, presidente do TJGO,
durante evento de inauguração do Centro de Pacificação Social.)
Sob a coordenação do diretor do Fórum da cidade, Murilo Vieira de Faria, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 21, em Uruaçu, o Centro de Pacificação Social (CPS). A ocasião contou com a presença de diversas autoridades e de um grande número de cidadãos do município. Além disso, houve uma cobertura expressiva da mídia nacional.
No espaçoso prédio de dois andares, localizado ao lado do Fórum da cidade, foram instaladas bancas de conciliação, o Conselho da Comunidade de Uruaçu, a organização não-governamental, Defensoria do Meio Ambiente; e uma unidade de prevenção à criminalidade, que conta com o apoio das Policias Civil e Militar.
A organização do evento montou uma tenda ao lado do prédio do CPS para melhor receber os participantes da solenidade, que foi iniciada por volta do meio dia com a chegada do governador do Estado, Alcides Rodrigues, e o posterior descerramento da placa de inauguração.
Centrado nos trabalhos, ao subir no púlpito, Murilo de Faria ressaltou em sua fala que a construção do Centro de Pacificação tem a intenção de melhorar o serviço prestado à população pelo Judiciário e que, para isso, é preciso unir esforços. “Com coragem, paciência, tolerância e força de vontade podemos fazer diferença”. Ele destacou ainda a grande contribuição dos voluntários, que trabalharam gratuitamente debaixo de sol sem ganhar nada por isso.
Reafirmando o cunho social do projeto, antes mesmo de ser inaugurado, o CPS serviu como espaço para a realização de um mutirão de conciliação de processos relacionados ao Instituto do Seguro Social (INSS), iniciado quinta-feira e finalizado na tarde de hoje.
Durante o mutirão, magistrados, promotores, advogados, procuradores do INSS e voluntários se dividiram em 12 bancas de conciliação e atenderam por volta de 300 pessoas na quinta-feira e cerca de 200 nesta sexta-feira.
Entre outros, estiveram presentes na solenidade: presidente do Supremo Tribunal Federal e ministro do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes; presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Miguel Ângelo Cançado; governador do Estado, Alcides Rodrigues; senadores Demóstenes Torres e Lúcia Vânia; deputados federais Roberto Balestra e Ronaldo Caiado e deputado estadual Samuel Almeida; secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller e diversas autoridades locais e servidores da Justiça no Município.
O Centro de Pacificação Social faz parte do projeto Justiça Global, idealizado e desenvolvido na cidade de Uruaçu por Murilo de Faria há oito anos. Em sua fala, o ministro Gilmar Mendes disse que pretende incentivar o desenvolvimento de iniciativas semelhantes em outros estados brasileiros.