Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juiz lança livro sugerindo mudanças no STF

"O juiz Ronnie Paes Sandre, da 6ª Vara Cível de Goiânia lançou ontem (12), na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), o livro Supremo Tribunal Precisa Ser Federalizado. Com 379 páginas, a obra versa sobre a necessidade de reformulação na composição do STF, com vistas a servir como fonte de pesquisa histórica. 


 

 

De forma ousada, como o próprio autor admite, o livro sugere emenda à Constituição Federal (CF) com o objetivo de “tornar ainda mais democrática, paritária e multiétnica a configuração da nossa Suprema Corte”. O sumário divide o assunto em 73 subítens, que abordam o histórico do STF, ministros que compuseram a corte, a primeira sessão plenária transmitida ao vivo pela televisão, as diferentes sedes, a relação dos atuais membros da Casa e seus Estados de origem, entre outros diversos temas.


 

Antes de ingressar na magistratura, em 1995, Ronnie Paes Sandre atuou como promotor de Justiça, desde os 22 anos. A partir de 2006, passou a atuar em substituição no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Autor de A Reparação do Dano Moral no Direito Brasileiro, o juiz é mestre em ciências penais pela UFG, professor universitário e membor da Academia Goiana de Direito." (Fonte: Centro de Comunicação Social do TJ-GO)





JUIZ LANÇA LIVRO NA ASMEGO


 


 

"Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) promoveu às 20 horas de ontem o lançamento do livro Supremo Tribunal Precisa ser Federalizado, de autoria do juiz titular da 6ª Vara Cível de Goiânia, Ronnie Paes Sandre. Cerca de 200 pessoas foram convidadas para o evento, na sede da Asmego, ocasião em que tiveram seus livros autografados.


 

 

A obra é uma fonte de pesquisa histórica do Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como finalidade gerar reflexão nos leitores acerca da necessidade de repensar a forma da composição do STF. O autor sugere no livro, de maneira ousada, que a Constituição deva ser mais democrática, paritária e multiétnica.


 

Ronnie ressalta que o tema da obra tem como intuito chamar a atenção das autoridades competentes para que repensem a escolha dos ministros do STF. “Desde 1891 são prestigiados somente juristas dos Estados integrantes das regiões Sul e Sudeste. Dos 160 ministros que passaram pela Corte, 103 é ou eram destas regiões”, explica." (Fonte: Jornal DIÁRIO DA MANHÃ, edição de 13/03/2008)