O juiz Sival Guerra Pires, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e coordenador do Programa Pai Presente no Estado, será o entrevistado do Jornal da Fonte TV (canal 5 – aberto - e 4 da net) desta quinta-feira (18).
O programa ao vivo vai ao ar às 18h30 e na ocasião o magistrado estará à disposição dos telespectadores para esclarecer dúvidas ou prestar informações acerca do projeto. O jornal também é exibido pelo site da Rede Fonte de Comunicação www.redefonte.com
O Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo garantir ao cidadão um dos seus direitos mais básicos: o de ter o nome do pai na certidão de nascimento. O procedimento pode ser feito por iniciativa da mãe, apresentando o suposto pai ou pelo seu próprio comparecimento de forma espontânea. Assim, é redigido um termo de reconhecimento espontâneo de paternidade que possibilitará a realização de um novo registro.
De acordo com o Censo Escolar realizado em Goiás pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 152.761 alunos da rede de ensino não tem a paternidade reconhecida. Em nível nacional, a estatística sobe para quase 5 milhões de alunos (menores de 18 anos) sem registro paterno, segundo o Ministério da Educação (Educacenso).
Em Goiânia, desde que foi lançado em abril de 2012, o Pai Presente funciona no 11º andar do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), no Setor Oeste. Os atendimentos são feitos continuamente e gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones 3216-2442 ou 9145-2237 ou pelo e-mail