Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juíza de Senador Canedo apresenta projetos sociais à presidência do TJGO

A diretora do Foro de Senador Canedo, juíza Liliam Margareth, apresentou os quatro projetos implantados na comarca ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Paulo Teles, representado pelo juiz-auxiliar da Presidência, Wilton Muller Salomão. A apresentação foi realizada nesta segunda-feira (4/10), no salão nobre da Presidência, com o intuito de mostrar os resultados da primeira etapa dos programas.


Jovens e adultos viciados em drogas, famílias destruídas e crianças revoltadas, esses são o público principal dos atuais projetos implantados no município. Os programas para dependentes químicos, Nosso Lar, Escola de Professores e Braços Dados partiram da iniciativa da diretora e se tornaram realidade na comarca por meio do espírito humanitário de pessoas que vestiram a camisa e foram a luta para garantir uma vida mais digna àqueles que perderam as esperanças em si mesmas e em seus familiares.


Os organizadores de cada projeto apresentaram dados positivos em relação a primeira etapa dos programas. Entusiasmados, eles acreditam na possibilidade de dar continuidade aos trabalhos replicando para outras comarcas do Estado. Segundo Liliam, o próximo passo é concretizar o sonho de implantar a Cadeia Escola no município. “A Cadeia Escola vai capacitar os presos procurando viabilizar a reincersão deles na sociedade”.


A Diretora de Recursos Humanos, Márcia Bezerra Faiad, destacou a possibilidade de replicar projetos como os apresentados para os pró-jovens, estagiários, reeducandos e servidores do TJGO. “Vamos procurar treinar nossos servidores para atuarem como mediadores em seu dia-a-dia”, disse. Ela parabenizou toda equipe de Senador Canedo. “Esses são trabalhos sérios que podem ser levados para outras comarcas e quem sabe para outros Estados”.


“Que iniciativas como esta sirvam de exemplo para outras unidades judiciais”, afirmou o desembargador Itaney Francisco Campos, que disponibilizou seu apoio a causa. O juiz auxiliar da presidência do TJGO, Wilton Muller Salomão, enfatizou o quanto é gratificante ver o sonho da magistrada se realizando e com ótimos resultados. “O presidente Paulo Teles é um grande incentivador do magistrado fazer esse trabalho fora do seu gabinete, interagindo com a sociedade”, completou.


Compareceram à solenidade o desembargador, Itaney Francisco Campos, a diretora de Recursos Humanos, Márcia Faiad, a diretora de Desenvolvimento Humano, Jaquelline Martins e Silva, a diretora de Comunicação Social, Eliani Covem, a coordenadora dos pró-cerrado do TJGO, Fátima Macedo, representando a diretora da Divisão Psicossocial Forense, Kênia Cristina Volpato e a assistente social da Divisão Psicossocial Forense, Jacqueline Alves Spereta, além dos colaboradores dos projetos, os psicólogos Hercílio da Silva Júnior, Florença Ávila, o vice-presidente da Organização Não Governamental Total, Marcelo Storti, representante da Total, Marcos Rocha, os representantes da Universidade da Família, Messias Lino de Paula e Bruno Ramos, a conciliadora Neusilene Rezende e o diretor da ONG Aprender, Philip Hawkins.


Conheça os projetos:


O programa Nosso Lar, coordenado pela psicóloga Florença Ávila de Oliveira Costa, trabalha com famílias que tenham sofrido algum tipo de agressão familiar, por meio de palestras, acompanhamento psicológico e sócio-educativo. O curso tem como temas: A família brasileira nos dias de hoje, Comunicação Familiar, Pais e Filhos: Reconstruindo Laços Afetivos e Família: Novos Rumos e Possibilidades.


A Escola de Professores, coordenado pelo diretor do centro de formação dos profissionais da educação, Marcos Acácio, consiste em um curso de aprimoramento técnico para que os professores possam diminuir atritos de relacionamento nas salas de aula e serem mais eficazes na transferência de conteúdo. O curso é dividido em 4 módulos, com os seguintes temas: Neuropsicologia e psicologia a serviço da educação, psicopatologias do desenvolvimento, os caminhos da educação e oficina de experiências.


O programa Braços Dados tem como tema “fortalecendo laços familiares”. Os encontros foram iniciados em 17 de agosto na Escola Luzia do Amaral, na região Central. Prosseguiram em 21 de setembro, na escola Pastor Albino, no jardim das Oliveiras e 05 de outubro na escola Elias Rocha, na região da Galvão, das 19 às 22:30 horas. As palestras foram ministradas pelo advogado, cooperador da Universidade da Família, Rossini Ramos e os trabalhos de orientação feitos por casais de psicólogos, pedagogos e profissionais voluntários da educação, sob coordenação do palestrante.