Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juíza do CNJ debate programa inovador com Paulo Teles

A juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria da Conceição Silva Santos, acompanhada de dois assessores se reunirá nesta quinta-feira (06) às 15 horas, em Goiânia, com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles para fazer um balanço do trabalho de implantação dos Centros de Pacificação Social em Goiás.



Segundo informou o 2º juiz corregedor do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Magno Rocha da Silva, num primeiro momento, a assessora  do CNJ se reunirá com o Corregedor-Geral da Justiça, Felipe Batista Cordeiro, devendo analisar as providências para a criação de rotinas do convênio que reúne 12 juízes do TJGO e outros12 do CNJ, para a implantação de Centros de Pacificação no Entorno de Brasília.



Estes Centros servirão para incentivar a cidadania ativa, garantir o bem-estar coletivo, a defesa do meio ambiente e a prevenção à criminalidade. Também é uma forma de evitar que os litígios cheguem à justiça. No projeto pioneiro em Uruaçu, iniciativa do diretor do Foro MuriloVieira Faria, o índice de acordos chega a 80% hoje.

Em Goiás já estão em fase de implantação os Centros de Pacificação Social em Uruaçu, Novo Gama e Águas Lindas. De acordo com  Maria da Conceição, o projeto possui caráter itinerante e não tem natureza experimental, já que é sucesso em Uruaçu, onde as ações são desenvolvidas há dez anos. Além disso, outras ações sociais, como atendimento à saúde e à criança, podem ser desenvolvidas paralelamente no mesmo local.