Associação dos Magistrados do Estado de Goiás

Notícias

Juíza do DF fala sobre a presença da Justiça junto às comunidades para solução de seus conflitos

glaucia-foley-xxii-cbm

A juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Gláucia Foley apresentou, durante o XXII Congresso Brasileiro de Magistrados o programa Justiça Comunitária, idealizado por ela em Ceilândia, cidade-satélite do Distrito Federal. Para a magistrada, o protagonismo das comunidades na solução dos seus problemas de fato faz a diferença na vida das pessoas, gerando coesão social, autonomia e participação efetiva, reduzindo, inclusive, índices de violência.

Gláucia Foley contribuiu com uma reflexão em torno do papel do Judiciário na promoção da democratização da justiça. “Isso deve ser pensado de forma ampla. Devemos chegar onde as pessoas vivem, onde os conflitos acontecem”, ressalta.

Para a magistrada, o acesso à Justiça não se limita à prestação jurisdicional. “Temos 106 milhões de processos em tramitação, mas não somos um país justo. Existem vários espaços fora do Poder Judiciário onde é possível a realização da Justiça”, destacou. "A Justiça Comunitária transforma conflito em oportunidade de mudança social”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASMEGO | Ampli Comunicação